Santa Catarina - Figueirense e Avaí se enfrentarão neste sábado, às 16h20, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os rivais na mesma divisão nacional é fato raro na era dos pontos corridos.
Esta será apenas a segunda vez em que Figueira e Leão jogarão por alguma divisão do Brasileiro. Em 2011, os rivais catarinenses estavam na Série A. No mesmo Orlando Scarpelli, o Avaí - que seria rebaixado - surpreendeu ao vencer, por 3 a 2. No 2º Turno, no Estádio da Ressacada, o clássico da capital terminou empatado, por 1 a 1.Nos outros anos, Figueirense e Avaí brincaram de gato e rato. Em 2003, por exemplo, o Figueirense disputou a Série A, enquanto o Avaí teve que se contentar com a Série B. O mesmo panorama seguiu até 2008.
Na temporada seguinte e em 2010, tudo se inverteu. O Leão foi para a elite e o Figueira amargou a Série B. Já em 2012, o Avaí disputou o segundo escalão nacional e o Figueirense estava na elite.
De acordo com a assessoria do Figueirense, os rivais já se enfrentaram oito vezes pela Série B. A vantagem é toda dos alvinegros com quatro triunfos e quatro empates. No geral, Figueirense e Avaí estiveram frente a frente em 402 oportunidades. O Figueirense conquistou 141 vitórias, enquanto o Avaí soma 130 triunfos. Aconteceram 131 empates.
Na classificação da Série B, o Figueirense aparece no 5º lugar com 22 pontos - um a menos do que o G4. O Avaí, por sua vez, ocupa a 12ª colocação com 16 pontos - três a mais do que a zona de rebaixamento.