Rio Grande do Norte - O clássico entre América de Natal e ABC será desesperador e decisivo em relação a briga contra o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. A pior situação é do Mais Querido que amarga a lanterna e ainda terá que encerrar um jejum contra o rival em competições nacionais.
O ABC não vence o América de Natal por alguma divisão do Brasileirão - na era dos pontos corridos - desde 2009 ou dois jogos. Em 26 de setembro, pela 26ª rodada da Série B, o ABC triunfou sobre o Mecão, por 1 a 0. Mas a vantagem nos pontos corridos é toda do América que venceu em três oportunidades e empatou duas ao longo dos seis jogos.Apesar da Série B ter adotado os pontos corridos em 2006, o primeiro confronto entre os rivais do Rio Grande do Norte aconteceu apenas em 2008, quando empataram sem gols no 1º Turno. No jogo de volta, o América triunfou, por 3 a 2, em casa. Em 2009, além da vitória do ABC, o América já havia ganho no turno, por 1 a 0. Já em 2012, o Mecão passou pelo ABC, também por 1 a 0, e empatou, por 2 a 2, no returno.
Outro ingrediente picante no clássico estará no banco de reservas. O técnico Roberto Fernandes, que - recentemente - deixou o América -, acertou com o ABC e irá estrear justamente no clássico deste sábado, às 16h20, no Estádio Manoel Barreto, em Ceará-Mirim, pela 14ª rodada.
Na classificação, o ABC amarga a lanterna com apenas sete pontos, enquanto o América ocupa o 18º lugar - também na zona de rebaixamento - com 13 pontos.