Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 11 de agosto de 2013 às 07:47

Campeão da Copa Sul-americana não costuma se dar bem no ano seguinte ao título

Único brasileiro que já defendeu o título do torneio, Internacional não saiu da Segunda Fase

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A fase do São Paulo não é nada boa - no momento luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. E pelo histórico dos campeões da Copa Sul-americana, nada vai melhorar no torneio internacional. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, os campeões da Sul-americana não costumam se dar bem no ano seguinte ao título.

Dos dez campeões que já tiveram a oportunidade de brigar pelo bi, apenas dois clubes se deram bem. O Boca Juniors é o responsável pelo maior sucesso, uma vez que foi bicampeão em 2005. Já a LDU bateu na trave. Em 2010, os equatorianos acabaram eliminados nas semifinais. Enquanto isso, os outros vencedores caíram logo de cara.

Muitos "chegaram" nas oitavas-de-final. Mas na verdade, os campeões costumam entrar em fases adiantadas. A CONMEBOL dá esta colher de chá aos clubes que brigarão pelo bi. No ano passado, o Universidad de Chile caiu nas quartas-de-final. O algoz foi justamente o São Paulo.

O Independiente, por sua vez, foi outro que deu alguns passos a mais, porém, não saiu da Terceira Fase. Além do Tricolor da capital paulista, apenas o Internacional garantiu o título para o Brasil. Mas os colorados decepcionaram e ficaram na Segunda Fase.

No ano passado, o São Paulo eliminou Bahia, Liga de Loja-EQU, Universidad de Chile-CHI - então, atual campeã -, Universidad Católica-CHI e o Tigre-ARG na decisão. Em 2013, o clube paulista entrará na competição apenas nas oitavas-de-final.

Campeões!
Em 11 edições até agora, a Copa Sul-americana ainda não teve uma final repetida. O Boca Juniors-ARG é o único clube que já venceu o torneio em duas oportunidades (2004 e 2005). Os outros nove títulos estão divididos em nove clubes. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011) e São Paulo (2012) têm uma conquista cada.

A diversidade também é vista em relação aos títulos por países. Seis Nações já ficaram no alto do pódio. A vantagem, porém, é toda da Argentina com cinco conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru.

Regulamento:
A Primeira Fase da Copa Sul-americana contará com 32 clubes e será disputada em mata-mata. Os 16 classificados para a Segunda Fase se juntarão a oito clubes brasileiros e seis argentinos. Sairão 15 clubes classificados para as oitavas-de-final que se juntarão ao São Paulo - atual vencedor da Copa Sul-americana.

Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Até as semifinais, em caso de empate, a decisão será nos pênaltis - sem prorrogação. Na final, por outro lado, em caso de empate no saldo de gols, haverá prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis.

Confira o desempenho dos campeões no ano seguinte ao título da Copa Sul-americana:

2003
San Lorenzo-ARG (Segunda Fase)

2004
Cinenciano-PER (Segunda Fase)

2005
Boca Juniors-ARG (Campeão)

2006
Boca Juniors-ARG (Oitavas-de-final)

2007
Pachuca-MEX (Oitavas-de-final)

2008
Arsenal (Segunda Fase)

2009
Internacional (Segunda Fase)

2010
LDU-EQU (Semifinal)

2011
Independiente-ARG (Terceira Fase)

2012
Universidad de Chile-CHI (Quartas-de-final)