Paraná - O Estado do Paraná, a cada rodada que passa nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro, se aproxima de repetir feito que não acontece na elite nacional desde 2005. Foi nesse ano que os paranaenses conseguiram colocar os três principais representantes da capital Curitiba na primeira divisão do Brasileiro pela última vez.
Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná já estiveram juntos na Série A em dez oportunidades. A primeira aconteceu em 1993, quando o Paraná debutou na elite. O trio ainda se enfrentou durante os anos de 1996 a 1999 e depois de 2001 a 2005. Durante esses períodos, o Estado do Paraná ainda festejou o título do Furacão em 2001.
Os clubes, porém, também choraram alguns rebaixamentos. O Tricolor paranista, por exemplo, está fora da elite desde 2007. O Coritiba voltou em 2011, enquanto o Atlético conquistou o acesso na temporada passada. Mas hoje, os torcedores dos três clubes não têm do que reclamar.A caminhada ainda é longa, mas o Paraná faz grande campanha na Série B. Comandado pelo jovem técnico Dado Cavalcanti, o Tricolor ocupa a 4ª colocação com 23 pontos, apesar da derrota para o líder Palmeiras (2 a 1). Nesta terça-feira, às 19h30, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba, o Paraná enfrentará o Boa Esporte pela 15ª rodada.
Pela Série A, o Coritiba aparece na 3ª colocação com 23 pontos, apenas dois a menos do que o líder Cruzeiro. O Coxa, aliás, já esteve na liderança. Na próxima quarta-feira, o Coritiba tentará se reabilitar da derrota para o Vasco (1 a 0) diante da Portuguesa, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 14ª rodada.
O Atlético, por sua vez, terá o ameaçado São Paulo, na quinta-feira, no Estádio do Morumbi. Após empatar, por 2 a 2, com o Internacional, fora de casa, o Furacão estacionou no 5º lugar com 20 pontos, um a menos do que a zona da Libertadores.