Maranhão - A campanha do Sampaio Corrêa na Série C do Campeonato Brasileiro é de tirar o chapéu. Mesmo assim, o desempenho do clube maranhense ainda é inferior ao apresentado na temporada de 1997, quando sagrou-se campeão do terceiro escalão do futebol nacional.
Na atual edição da Série C, o Bolívia Querida - como o clube é chamado por seus torcedores - ostenta 20 pontos e aproveitamento de 66,7%, após ter triunfado diante do Fortaleza (2 a 1). Há 16 anos, o Sampaio Corrêa já havia ganho 24 pontos de 30 possíveis.Hoje são seis vitórias (quatro em casa e duas fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas longe de sua torcida, com 21 gols a favor e sete contra. O próximo desafio será contra o Brasiliense, em Taguatinga, pela 10ª rodada.
Se a atual campanha do Tubarão não supera o desempenho de 1997, o time de 2013 é melhor do que aquele que jogou em 2009. Aquela foi a última vez em que o Sampaio Corrêa esteve na Série C. Mas as lembranças não são boas. O clube nordestino realizou só oito jogos, marcou nove foi pontos e amargou o rebaixamento na última colocação do Grupo A.
Agora, o Sampaio Corrêa tentará repetir o título de 97. Mas antes de pensar na final, o clube ainda precisará se classificar na Primeira Fase e eliminar seus adversários nas quartas-de-final e semifinal.
O Sampaio Corrêa, porém, é experiente nas competições nacionais. O Bolívia é o único clube que já conquistou títulos nas Séries B, C e D do Brasileirão. O título de 1997, assim como o de 2012 na última divisão nacional, foram invictos. Em 97, o clube maranhense realizou 18 jogos, com 12 vitórias e seis empates. Aproveitamento de 78%.