Rio Grande do Sul - Há um abismo entre Internacional e Grêmio e os outros clubes do Rio Grande do Sul. O Caxias tentará diminuir um pouco esta distância com o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro. O Estado do Rio Grande do Sul não conta com representante na Série B desde 2009.
Naquela oportunidade, o Juventude - rival do clube grená de Caxias do Sul -, disputou o segundo escalão do futebol brasileiro, mas acabou rebaixado. Em 2009, o Alviverde realizou 38 partidas e marcou só 44 pontos. Fortaleza, Campinense e ABC também foram rebaixados.
De lá para cá nenhum clube do Rio Grande do Sul colocou os pés na Série B. Não foi por falta de tentativa. O Caxias, por exemplo, é o recordista de participações na Série C. O clube do interior esteve em todas as edições da competição de 2009 para cá, assim como Águia e Luverdense.Pela Série B, a última participação do Caxias é de 2005, mesmo ano em que o Grêmio esteve por lá. Mas se o Tricolor gaúcho subiu para a Série A, o Caxias amargou a lanterna e acabou rebaixado. Em 21 partidas, o clube grená somou só 16 pontos.Os clubes do Rio Grande do Sul, aliás, não sabem disputar a Série B. Até hoje, apenas Juventude (1994) e Grêmio (2005) conquistaram o título da segunda divisão para o Estado.
Na atual edição da Série C, o Caxias ocupa a vice-liderança do Grupo B com 18 pontos. Após a Primeira Fase, os quatro classificados de cada grupo se enfrentarão nas quartas-de-final. Ainda haverá as semifinais e final. O Caxias voltará a campo no próximo sábado, às 16 horas, contra o Macaé, fora de casa, pela 10ª rodada.