São Paulo - Guarani e Ponte Preta são rivais históricos na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Em 2013, os clubes realizaram o dérbi campineiro no Campeonato Paulista com vitória da Macaca (3 a 1). Mas no Nacional, Bugre e Ponte estão distantes. Enquanto os Alviverdes disputam a Série C, os Alvinegros estão na elite nacional.
Mas não é só essa diferença que é vista no atual momento da dupla paulista. Se a Ponte Preta tem mais público do que o Guarani, o Bugre tem campanha melhor do que a Macaca. A Ponte Preta realizou sete partidas como mandante e ostenta média de 4.692 pagantes.Mesmo seu desempenho sendo melhor do que o Guarani, a Macaca amarga a penúltima colocação no ranking da Série A. O Bugre, por sua vez, apresenta média de 3.672 pagantes, após quatro jogos em casa. No ranking isolado da Série C, o Guarani está no 7º lugar.
O troco alviverde é visto dentro das quatro linhas. O Guarani lidera o Grupo B com 19 pontos e aproveitamento de 70,4%. Sem falar que o clube é o único invicto na competição e ainda não levou gols em cinco partidas. Se o Guarani luta pela classificação, a Ponte tenta se afastar da zona de rebaixamento. A Macaca ocupa a modesta 13ª colocação com 15 pontos e aproveitamento de 41,7%.
Geral!
Pela Copa do Brasil, cada clube realizou só um jogo em casa. O Guarani contou com a presença de apenas 372 pagantes, enquanto a Ponte Preta arrastou 2.453 torcedores. Os dois clubes já foram eliminados do torneio. Por fim, no Paulista, a vantagem da Ponte Preta foi de 6.186 a 2.718 pagantes alviverdes.
A Ponte Preta voltará a campo, nesta quarta-feira, às 21 horas, contra o Vitória, no Estádio Barradão, em Salvador, pela 14ª rodada da Série A. O Guarani, por sua vez, receberá o Madureira, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, no sábado, às 19 horas, pela 10ª rodada da Série C.