São Paulo - Em quase nove meses, a temporada 2013 do futebol brasileiro já acumula quase dez mil gols. Em 36 competições foram marcados 9.219 gols. Na página principal do Sr. Goool, o torcedor-internauta acompanha o número de tentos de cada competição e a somatória do ano no Contador de Gols.
Neste levantamento, o Sr. Goool levou em consideração os 27 Estaduais - o Amapaense ainda está em andamento -, a Copa do Nordeste, Libertadores, Recopa Sul-americana, Copa Sul-americana, Copa do Brasil, além das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Os torneios de Seleção, porém, não foram contabilizados.Das 36 competições que contam com a participação de clubes brasileiros e que tem acompanhamento total do Sr. Goool, o Paulistão da Série A1 se destaca com 580 gols. Semifinalista, o Mogi Mirim teve o melhor ataque com 43 gols.
A Série B ocupa o segundo posto com 397 tentos. Líder e dono do melhor início da competição, o Palmeiras também ostenta o sistema ofensivo mais efetivo do torneio. O Verdão anotou 31 gols em 15 rodadas. Completando o Top 3, temos a Libertadores. Com 29 gols, o Galo - campeão inédito do torneio - ficou com o melhor ataque.
Do outro lado, o pior desempenho é a Recopa. Mas mesmo com apenas cinco gols, o torneio da América do Sul teve seu destaque, afinal, foram realizados só dois jogos. Já o Amapaense, ainda no 1º Turno, tem 38 bolas nas redes. O Campeonato Roraimense, por sua vez, contabiliza 69 tentos.
No ano passado, os torneios com clubes brasileiros tiveram 11.888 gols. Naquela oportunidade não houve a Copa do Nordeste. Mas o Sr. Goool contabilizou os tentos do Mundial de Clubes - com a participação do Corinthians -, assim como as Séries A, B, C e D, Copa do Brasil - em 2012, o torneio foi menor -, Copa Sul-americana e Amapaense com as disputadas encerradas.
A Série B foi a competição com o maior número de gols em 2012. Após as 38 rodadas foram anotados 1.055 tentos. Uma divisão acima, mas com menos gols, a Série A ostentou 940 bolas nas redes. Já o Paulistão fechou com 634 tentos. Do outro lado da moeda, o pior desempenho foi da Recopa Sul-americana - só dois gols.