São Paulo - No Campeonato Brasileiro das Séries B, C e D ter um artilheiro não faz bem apenas ao currículo pessoal dos atacantes. A artilharia tem sido fundamental no desempenho dos clubes dentro das quatro linhas. A única exceção na temporada 2013 é a elite nacional.
A Chapecoense, por exemplo, é um dos grandes destaques da Série B. Em parte, o sucesso se deve ao veterano Bruno Rangel, artilheiro com 17 gols. O clube catarinense, que já balançou as redes em 32 oportunidades, tem o segundo melhor ataque da competição - perde apenas para o líder Palmeiras.
Bruno Rangel é responsável por 53% dos tentos da Chapecoense. O atacante, aliás, tem o maior número de gols entre os artilheiros e se fosse um clube, teria balançado as redes mais do que muitos rivais. Para começar, nenhum dos 40 clubes da Série D marcou mais do que 17 gols.
Na Série C, apenas Sampaio Corrêa (22), Fortaleza (22), Cuiabá (19), Luverdense (18) e Santa Cruz (18) superam a marca de Bruno Rangel. O Águia, com 17 gols, consegue empatar. No Grupo B, incluindo o líder e invicto Guarani, nenhum clube chega nem perto da marca do atacante. A lista contempla mais seis clubes da Série B e outros sete da Série A, incluindo, o Corinthians - hoje no G4 da competição.
Enquanto isso, na Série C a responsabilidade dos gols é de Assisinho. O jogador do Fortaleza anotou nove dos 22 tentos do Tricolor. O Leão do Pici ocupa o 3º lugar do Grupo A e, hoje, estaria classificado para a próxima fase.O Tupi, por sua vez, já garantiu presença no mata-mata da Série D. O clube mineiro tem muito a agradecer ao atacante Ademilson. Dono de oito gols, ele é o artilheiro da competição. Líder do Grupo A6, o Tupi anotou 15 gols em sete jogos.
A única exceção na relação artilharia e bom desempenho em campo é a Ponte Preta na Série A. A Macaca tem 18 gols em 14 jogos, sendo que dez foram marcados pelo artilheiro William ou 55,5%.
Mesmo com todo apoio do experiente atacante, a Ponte Preta derrapa dentro de campo. O clube paulista ocupa o 16º lugar com apenas 15 pontos - um a mais do que a zona de rebaixamento.
Confira os artilheiros das Séries A, B, C e D do Brasileirão:
SÉRIE A
William (Ponte Preta) - 10 gols
SÉRIE B
Bruno Rangel (Chapecoense) - 17 gols
SÉRIE C
Assisinho (Fortaleza) - 9 gols
SÉRIE D
Ademilson (Tupi) - 8 gols