Portal Eventos
Notícias
Em 19 de agosto de 2013 às 11:29

Região Sul tem o saldo mais positivo entre clubes do G4 e da degola das Séries A, B e C

Nordeste e Norte, por outro lado, estão com o sinal vermelho ligado nas principais divisões do Brasileirão

da Redação -

Rio Grande do Sul - A Região Sul tem saldo positivo na avaliação dos clubes do G4 e da zona de rebaixamento nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. São quatro clubes na zona verde, do conforto, e apenas um com o sinal vermelho ligado.

O Grêmio marca presença no G4 do Brasileirão a quatro pontos do líder Botafogo. Na Série B há ainda dois clubes do Sul no G4. A Chapecoense é um dos destaque da competição e disputa a ponta com o Palmeiras. Enquanto isso, o Paraná tenta se manter na zona de acesso. Já o Caxias caminha a passos largos rumo a classificação no Grupo B da Série C.

A única decepção é o Criciúma. O time catarinense está na zona de rebaixamento da Série A e tenta evitar o bate e volta, uma vez que conquistou o acesso na temporada passada. O Tigre na zona do descenso, faz com que a Região Sudeste siga colada no Sul.

No Sudeste são seis clubes no G4 e quatro na degola. Na Série A, porém, o saldo é negativo. Enquanto o Corinthians tenta se manter aos trancos e barrancos na zona da Libertadores, São Paulo e Portuguesa estão atolados até o pescoço na zona do medo.

O Palmeiras, por outro lado, é o grande orgulho paulista. Mesmo na Série B, o Verdão dá orgulho ao torcedor com a liderança e a melhor campanha da história da competição. Pena que o São Caetano encontra-se na parte temerária da tabela. O mesmo acontece com o Grêmio Barueri na Série C. Bem diferente do líder, invicto e ainda sem levar gols, Guarani.

Pelo Brasil...
O Centro-Oeste, mesmo timidamente, também está no azul. São dois clubes no G4 e só um na zona de rebaixamento. Trata-se do CRAC, lanterna do Grupo B na Série C. O Vila Nova, por outro lado, sonha com o acesso na Série B, assim como o Luverdense.

Já as Regiões Nordeste e Norte dão prejuízo a seus torcedores. O Nordeste até faz bonito com o Sport - 3º colocado na Série B -, Sampaio Corrêa, Fortaleza e CRB - todos no G4 do Grupo B da Série C. Mas decepciona com o Náutico na lanterna do Brasileirão, assim como o ABC na Série B. Há ainda o América de Natal na zona do medo no segundo escalão nacional. Sem falar em Baraúnas e Treze na Série C.

Aliás, o Rio Grande do Norte está em dívida com o torcedor. Todos os três clubes do Estado nas Séries A, B e C estão na zona do descenso. E ainda teve o Potiguar que terminou com a pior campanha da Série D.

O maior desastre, porém, é a Região Norte. Sem nenhum clube no alto da tabela, a região observa Paysandu na zona de rebaixamento da Série B e Rio Branco na lanterna da Série C. O Norte pode voltar a ficar sem representante nas duas principais divisões do país.

Confira os clubes do G4 e da zona de rebaixamento nas Séries A, B e C:


Série A

G4: Botafogo-RJ, Cruzeiro-MG, Grêmio-RS e Corinthians-SP
Rebaixamento: Criciúma-SC, Portuguesa-SP, São Paulo-SP e Náutico-PE

Série B

G4: Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Paraná-PR
Rebaixamento: São Caetano-SP, Paysandu-PA, América de Natal-RN e ABC-RN

Série C

G4: Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT, Fortaleza-CE, CRB-AL, Guarani-SP, Macaé-RJ, Caxias-RS e Vila Nova-GO
Rebaixamento: Treze-PB, Baraúnas-RN, Rio Branco-AC, Grêmio Barueri-SP e CRAC-GO