São Paulo - O último Playoff antes da fase de grupos na UEFA Champions League começou animado e com muita bola na rede. Os jogos de ida foram encerrados, nesta quarta-feira, com 30 gols - cinco a mais do que na temporada passada. Em 2013/2014 os visitantes deram show com mais vitórias e mais bolas na rede do que os mandantes.
Mesmo fora de casa, os clubes fizeram 19 gols, contra 11 dos mandantes. A média nos jogos de ida foi de três gols por jogo. Na temporada passada, a média chegou a apenas 2,5 gols por partida. Naquela oportunidade, os donos da casa festejaram 14 tentos, enquanto os visitantes balançaram as redes em 11 oportunidades.A superioridade dos visitantes na atual temporada foi vista claramente nesta quarta-feira. Austria Wien, Basel e Arsenal venceram fora de casa e se juntaram a Real Sociedad e Zenit que já haviam triunfado na terça-feira. Por outro lado, só Viktoria Plzeň e o novato Shakhter venceram diante de suas torcidas.
O jogo com o maior número de gols aconteceu na Bulgária. Dono da casa, o Ludogorets foi surpreendido pelo Basel, por 4 a 2. Mas as vantagens de Zenit e Arsenal foram maiores. O clube russo fez 4 a 1 no Paços de Ferreira, enquanto o Arsenal meteu 3 a 0 no Fenerbahçe.
Os jogos de volta serão realizados na próxima semana. O regulamento dá força ao gol fora de casa. Os classificados entrarão na fase de grupos do principal torneio da Europa. O Bayern de Munique é o atual vencedor da UEFA Champions League.
Campeões!
O maior vencedor da UEFA Champions League é o Real Madrid com nove conquistas. O Milan aparece com sete, contra cinco do Liverpool e do Bayern de Munique - atual campeão. Barcelona e Ajax somam quatro títulos cada, um a mais do que Internazionale e Manchester United. Com duas conquistas há Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica. Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucureşti, Hamburgo, Aston Villa, Feyenoord e Celtic têm um título cada.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista com 13 conquistas, contra 12 de Inglaterra e Itália. A Alemanha soma sete feitos na Europa, enquanto a Holanda segue com seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.