Minas Gerais - A boa campanha do Boa Esporte na Série B do Campeonato Brasileiro foi premiada, neste sábado, com a vitória, por 1 a 0, sobre o líder Palmeiras pela 17ª rodada. O resultado positivo manteve o BEC na cola do G4. O clube mineiro está no 5º lugar com 29 pontos - um a menos do que a zona de acesso.
Caso conquiste o inédito acesso à Série A do Brasileirão, o Boa encerrará jejum de cinco anos. Esse é o tempo que o Estado de Minas Gerais não coloca um clube do interior na elite nacional. A última vez foi com o Ipatinga na temporada 2008. Naquela oportunidade, o clube - hoje chamado de Betim - amargou a lanterna e, consequentemente, foi rebaixado.De lá para cá, apenas Atlético Mineiro, Cruzeiro e América Mineiro - todos da capital Belo Horizonte - puderam defender o Estado de Minas Gerais na Série A. Agora, o Boa Esporte sonha com essa possibilidade.
O clube ostenta oito vitórias (cinco em casa e três fora), cinco empates (dois como mandantes e três como visitante) e quatro derrotas (duas em casa e duas fora), além de 17 gols a favor e 17 contra.
O Boa Esporte, que já foi chamado de Ituiutaba e tinha sede na cidade homônima, hoje manda suas partidas em Varginha, distante a 320 km da capital BH. Fundado em 1947 como Boa Vontade Esporte Clube, o clube se profissionalizou apenas em 1998. Seu grande feito foi o acesso à Série B em 2011.