São Paulo - A volta do São Paulo à Libertadores não poderia ter sido melhor. O Tricolor paulista goleou o Bolívar-BOL, por 5 a 0, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e encaminhou a classificação para a fase de grupos da Libertadores. Esta foi a segunda maior goleada da primeira fase.
O site Sr. Goool só considera goleada placares por quatro ou mais tentos de diferença. Desde 2005 - ano da criação da primeira fase da competição sul-americana -, o River Plate-ARG é o responsável pela maior goleada na primeira partida. O clube hermano enfiou 6 a 0 no Oriente Petrolero-BOL. A vitória dos argentinos aconteceu em 2006.No segundo posto, além do São Paulo, o América-MEX também fez cinco gols no primeiro jogo da fase inicial da Libertadores. Os mexicanos golearam o Sporting Cristal-PER (5 a 0), em 2007. Placar repetido pelo El Nacional-EQU, em 2009, sobre o Nacional-PAR.
Nesta mesma temporada, o Palmeiras chegou perto ao enfiar 5 a 1 no Real Potosí-BOl. Já o Independiente Medellín-COL goleou o Peñarol-URU, por 4 a 0, também em 2009. Estes mesmos uruguaios deram início a classificação, no ano passado, com os 4 a 0 sobre o Caracas-VEN.
O que pesa contra o São Paulo é o fato de que todos estes clubes não conseguiram ser campeões, mesmo com um início animador. Caso confirme a classificação, o clube paulista cairá no Grupo 3 ao lado de Atlético-MG, Arsenal-ARG e The Strongest-BOL.
Tricampeão da Libertadores (1992/1993/2005), o São Paulo fará o duelo de volta, na próxima quarta-feira, às 22 horas, em La Paz. O time do Morumbi se classificará até mesmo com derrota por 4 a 0.