Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 24 de janeiro de 2013 às 12:34

Grêmio tem oito exemplos reais de como se classificar após derrota na Libertadores

Em 2011, o próprio Grêmio esteve em situação quase parecida e se deu bem contra o Liverpool-URU

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio Grande do Sul - Ao contrário do São Paulo que goleou o Bolívar-BOL, por 5 a 0, o Grêmio perdeu para a LDU-EQU, por 1 a 0, na primeira partida da fase inicial da Libertadores e se complicou. Na próxima quarta-feira, às 22 horas, na Arena, o Tricolor terá que vencer por dois ou mais gols de diferença para entrar na fase de grupos da competição sul-americana.

Neste histórico levantado pelo Sr. Goool, o Grêmio tem oito casos para estudar e seguir a risca. Nestes exemplos, todos os clubes perderam a primeira partida, mas conseguiram a classificação diante de seus torcedores. Há ainda três cenários idênticos para o time do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Em 2008, o Lanús perdeu do Olmedo, por 1 a 0, no Equador. Mas na partida de volta, na Argentina, o time da casa fez 3 a 0 e se classificou. O mesmo aconteceu, em 2010, com o Libertad. O clube paraguaio saiu derrotado da Venezuela pelo Deportivo Táchira (1 a 0). Na volta, o Libertad fez 3 a 1 e carimbou o passaporte. No caso mais recente, em 2012, o mesmo Libertad perdeu para o El Nacional, no Equador, por 1 a 0, mas ganhou no Paraguai, por 4 a 1.

Confiança!
Se for considerado todos os confrontos da primeira fase de 2005 para cá - ano que foi criada esta fase inicial -, o time que jogou a segunda partida em casa, se classificou 26 vezes. Em 2005 foram dois, contra quatro em 2006 e outras quatro em 2007. Nestas três temporadas, porém, nenhum dos clubes classificados perdeu a primeira partida.

Em 2008, o Audax Italiano-CHI se recuperou da derrota, por 4 a 3, para o Chicó-COL e se classificou com 1 a 0. No ano seguinte, Estudiantes-ARG e Deportivo Cuenca-EQU superaram Sporting Cristal-PER e Deportivo Anzoategui-VEN, respectivamente, mesmo sendo derrotados na primeira partida.

A façanha do Universidad Católica-CHI contra o Colón-ARG aconteceu em 2010. Mas este duelo precisou ir para os pênaltis após triunfos por 3 a 2. Por fim, em 2012, o Flamengo perdeu para o Real Potosí na Bolívia, por 2 a 1, mas venceu o rival, por 2 a 0, em casa, e se classificou.

O próprio Grêmio já esteve em uma situação quase parecida. Em 2011, nesta mesma primeira fase, o Tricolor gaúcho empatou, por 2 a 2, com o Liverpool, no Uruguai. Na partida de volta, ainda no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, o Tricolor se garantiu com 3 a 1. A partida de volta de 2013 será um teste para a Arena Grêmio. Em caso de classificação, o Grêmio estará no Grupo 8 ao lado de Caracas-VEN, Fluminense e Huachipato-CHI.