Amapá - O Santos sagrou-se campeão do 1º Turno do Campeonato Amapaense, nesta segunda-feira, ao empatar, por 1 a 1, com o Trem, no Estádio Glicério Marques, em Macapá. Everton - de cabeça -, aos 25 minutos do primeiro tempo, abriu o marcador para o Santos. Já Bené deixou tudo igual na segunda etapa. Como fez melhor campanha na primeira Fase, o o Santos ficou com o título. A campanha vencedora do Peixe foi quase toda feita em casa.
O xará de clube paulista realizou sete dos oito jogos como mandante. Na Primeira Fase, o Santos já havia derrotado o Trem, por 2 a 1. Ao todo foram quatro vitórias (três em casa e um fora), três empates como mandante e uma derrota diante da torcida. O Santos ainda anotou 14 gols e sofreu sete.Com o título, o Peixe já está garantido na decisão do estadual. Se voltar a vencer o 2º Turno, o Santos será declarado campeão do Amapaense 2013. O atual vencedor é o Oratório, que não disputa a competição neste ano. Já São José e Santana, os dois últimos colocados, foram eliminados e não disputarão o 2º Turno.
Último Estadual a colocar a bola para rolar, o Campeonato Amapaense tem números modestos. São apenas 78 gols, sendo 42 dos mandantes e 36 dos visitantes. A média de público não passa de 225 pagantes e total de 6.082.
Só sete partidas tiveram renda líquida positiva. A média no quesito é de R$ - 201,20. O Santos lidera o ranking de público com média de 427 pagantes, mas a média de renda líquida também é negativa R$ - 149,62.
Em relação aos resultados, o empate, por 1 a 1, foi o mais repetido ao longo do 1º Turno - seis vezes. Em quatro oportunidades apareceu 0 a 0. Ainda aconteceram duas goleadas no Estadual. O Trem meteu 6 a 2 no Santana, enquanto o São Paulo fez 5 a 1 no mesmo Santana.
O Macapá é o maior vencedor do Estado com 17 títulos. O Amapá aparece com dez conquistas, contras oito do Ypiranga e sete do Santana. O São José é dono de seis títulos, um a mais do que Trem e Independente. O Juventus soma três, contra um de Oratório - atual campeão -, Cristal, Santos, Aliança, Guarany e CEA Clube.
Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida no 1º Turno. Os dois primeiros colocados farão a final. Além dos finalistas, os outros quatro melhores colocados se classificarão para o 2º Turno. Por outro lado, os dois últimos colocados serão eliminados.
No 2º Turno, os seis clubes se enfrentarão em jogos de volta. Os dois primeiros colocados farão a final. Caso um mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão estadual. Mas se o Campeonato Amapaense tiver dois vencedores, o título de 2013 será definido em duas partidas.
Em caso de empate nas duas partidas, os finalistas disputarão uma prorrogação de 30 minutos. Se a igualdade persistir, a decisão será nos pênaltis. O campeão terá vaga assegurada na Copa do Brasil 2014. Já o vice-campeão ficará com a vaga na Série D do Brasileirão 2014.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Vitória no confronto direto;
4 - Maior número de gols marcados;
5 - Menor número de gols sofridos;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio.