Santa Catarina - Metropolitano e Juventude começarão a disputar uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 16 horas, no Monumental do Sesi, em Blumenau, pelas quartas-de-final da Série D. Pelo histórico dos rivais do Sul na competição, as arquibancadas estarão cheias no jogo de ida, em Santa Catarina, e no duelo de volta, em Caxias do Sul.
O Juventude, por ter feito melhor campanha na somatória das fases anteriores, terá o direito de decidir diante da torcida no Estádio Alfredo Jaconni. E é tudo o que a Papada deseja nesta decisão. Em cinco jogos como mandante, o Juventude venceu todos. O clube de Caxias do Sul ostenta a 5ª melhor média de público da Série D com 2.942 pagantes. O público total é de 14.711 torcedores.A campanha em casa do Metropolitano, por outro lado, pode não ser perfeita como a do rival gaúcho, mas o clube catarinense não deixa a desejar. São três vitórias, sendo que a última sobre o Santo André valeu a classificação nas oitavas-de-final, um empate e só uma derrota. O Metro tem a 13ª melhor média de público com 1.371 pagantes e total de 6.856 torcedores.
Se a turma do Rio Grande do Sul busca o primeiro acesso, o pessoal de Santa Catarina vai atrás do terceiro desde que a Série D foi criada em 2009. No ano de estreia da Série D, a Chapecoense subiu com a terceira melhor campanha. Hoje, o Verdão está na Série B e a um passo da elite. Na temporada seguinte foi a vez do Joinville - hoje na Série B - subir na 4ª colocação.