Rio Grande do Norte - O Baraúnas foi rebaixado, neste domingo, à Série D do Campeonato Brasileiro. Na penúltima colocação do Grupo A com 13 pontos, o Leão precisava vencer todos os seus jogos na Série C e ainda torcer por uma combinação de resultados. A última pá de terra, porém, foi dada pelo Santa Cruz que venceu o rival potiguar, por 3 a 1.
Se por um lado, Juventude, Salgueiro e Botafogo conquistaram o acesso na Série D, Baraúnas e Rio Branco foram rebaixados na Série C. A campanha do clube do Rio Grande do Norte não deixa dúvidas sobre o descenso. Um ano após subir de divisão, o Baraúnas, até aqui, ostenta aproveitamento de apenas 25,5%.Em 17 partidas foram quatro vitórias (duas em casa e duas fora), um empate como visitante e 12 derrotas (sete em casa e cinco fora). O Leão ainda anotou 14 gols e sofreu 37 (segunda pior defesa). O Baraúnas voltará a campo no próximo domingo, às 16 horas, contra o Águia, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá, pela 16ª rodada.
Esse é o segundo rebaixamento potiguar na Série C de 2009 cá. Antes, em 2010, o Alecrim amargou o descenso, assim como Juventude, Gama e São Raimundo. Ao todo, sete clubes do Nordeste - já contando o Baraúnas - foram degolados no terceiro escalão do futebol nacional.
Confira todos os rebaixados na Série C de 2009 para cá:
2009
Sampaio Corrêa-MA
Mixto-MT
Confiança-SE
Marcílio Dias-SC
2010
Alecrim-RN
Juventude-RS
Gama-DF
São Raimundo-PA
2011
Campinense-PB
Marília-SP
Brasil-RS
Araguaína-TO
2012
Salgueiro-PE
Santo André-SP
Guarany-CE
Tupi-MG
2013
Rio Branco-AC
Baraúnas-RN