Portal Eventos
Notícias
Em 23 de setembro de 2013 às 11:29

Em alta - com título e acesso -, Paraíba pode encerrar jejum de quatro anos

Só em 2013, estado comemorou o título do Campinense na Copa do Nordeste e o acesso do Belo na Série D

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraíba - O Estado da Paraíba está em festa, ainda mais depois de um domingo perfeito. O Botafogo conquistou o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro, enquanto o Treze assumiu a liderança do Grupo A na Série C. O Galo, aliás, poderá encerrar um jejum de quatro anos da Paraíba.

Esse é o período que o estado não conta com, sequer, um representante na Série B. O Campinense, em 2009, foi o último clube a representar a Paraíba no segundo escalão nacional. Naquela oportunidade, a Raposa amargou a penúltima colocação - com 37 pontos em 38 jogos - e foi rebaixada, assim como Juventude, Fortaleza e ABC.

Mas o caminho para o Treze não será nada fácil. Líder com 29 pontos, o Galo precisa se classificar entre os quatro melhores colocados do Grupo A e depois enfrentar o mata-mata até o acesso. A atual campanha do Treze revela nove vitórias (seis em casa e três fora), dois empates como mandante e seis derrotas (uma em casa e cinco fora). Aproveitamento de 56,9%. O clube ainda anotou 22 gols e sofreu 26.

O Treze não disputa a Série B do Brasileirão desde 1991, quando ficou na modesta 45ª colocação. Aquela edição contou com a presença de 64 clubes. O Galo busca encerrar um jejum pessoal e outro da Paraíba. Já o Botafogo fez os dois de uma vez só.

Belo!

 Que beleza! É o Botafogo na Série C!
O acesso do Botafogo na Série D foi o primeiro da história da Paraíba. Sem falar que o Belo retorna à Série C após sete anos. A última vez do Botafogo no terceiro escalão nacional tinha sido em 2006, quando foi o 53º melhor clube da competição. A Série C 2006 contou com a presença de 64 clubes.

Já o acesso do Botafogo, em 2013, veio em grande estilo, com duas vitórias sobre o Tiradentes - dono da 2ª melhor campanha na Primeira Fase. Se em casa o Belo fez 2 a 1, no Ceará, o triunfo foi por 1 a 0. Líder do Grupo A4, o Botafogo ainda passou pelo Central até chegar ao acesso.

São 12 jogos com oito vitórias (cinco em casa e três fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e duas derrotas longe da torcida. Com o acesso garantido, o Botafogo enfrentará o Salgueiro por uma vaga na grande decisão.

Lembra?!
Mas a boa fase da Paraíba começou já no primeiro semestre. O Campinense não deu chances a ninguém e levou à Paraíba ao primeiro título da Copa do Nordeste. Na surpreendente final contra o ASA, A Raposa venceu, por 2 a 1, em Alagoas, e depois meteu 2 a 0 em Campina Grande.

A campanha do título do Campinense começou com a vice-liderança do Grupo D na Primeira Fase. A Raposa somou 13 pontos, com direito a quatro vitórias, um empate e uma derrota. Nas quartas-de-final, o clube paraibano eliminou o Sport com empates sem gols, em casa, e por 2 a 2, no Recife. Já a vítima na semifinal foi o Fortaleza. Mesmo com a derrota no primeiro jogo (2 a 1), fora de casa, o Campinense chegou à final ao triunfar no Amigão, por 1 a 0.