São Paulo - A disputa por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil terá início, nesta quarta-feira, com gigantes em campo. A Edição 2013 do torneio nacional contará com 11 títulos em campo pelas quartas-de-final. Só o embate entre Grêmio e Corinthians terá sete conquistas dentro das quatro linhas.
O Flamengo cede mais dois títulos, enquanto Vasco e Internacional aparecem com uma volta olímpica cada. Dos oito clubes que ainda sonham com o título e a vaga na Libertadores, apenas Botafogo, Goiás e Atlético Paranaense ainda não estiveram no topo do pódio.
O Grêmio, entre os oito clubes das quartas-de-final, é o clube com o maior número de títulos. Assim como o Cruzeiro, o Tricolor gaúcho soma quatro conquistas. A última foi obtida em 2001 diante do Corinthians. O clube paulista, por sua vez, tem três títulos no torneio nacional, sendo que o último foi ganho em 2009.Sem vencer desde 2006, o Flamengo tentará a terceira conquista. O campeão mais recente dos clubes que seguem na Copa do Brasil é o Vasco, que levou o torneio em 2011. Já a maior seca está com o Internacional, campeão em 1992.Ao todo são 14 clubes com títulos na Copa do Brasil. O Estado de São Paulo é o recordista com oito, dois a mais do que o Rio Grande do Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro somam quatro cada, enquanto Pernambuco e Santa Catarina têm um cada.
Regulamento:
Com 87 clubes, a Copa do Brasil 2013 será disputada em sistema de mata-mata ao longo de sete fases. Nas duas primeiras, o clube visitante estará livre da partida de volta se vencer por dois ou mais gols de diferença. O campeão terá vaga assegurada na Libertadores 2014.
Confira os confrontos dos jogos de ida das quartas-de-final na Copa do Brasil:
Quarta-feira
21h50
Botafogo x Flamengo
Goiás x Vasco
Corinthians x Grêmio
Quinta-feira
21h
Internacional x Atlético Paranaense