Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 25 de setembro de 2013 às 11:36

Com só dois vencedores, Copa Sul-americana abre espaço para um possível campeão inédito

Torneio sul-americano poderá ter seu 11º campeão diferente em 12 edições

da Redação -

São Paulo - São Paulo e Universidad de Chile são os dois únicos campeões nas oitavas-de-final da Copa Sul-americana. Com o baixo número de vencedores, em 2013, aumenta a possibilidade do torneio sul-americano ter seu 11º campeão diferente em 12 edições.

Brasileiros e chilenos são os dois últimos campeões da Copa Sul-americana. No ano passado, o São Paulo garantiu o segundo título brasileiro na competição ao superar o Tigre, da Argentina. Já o título da Universidad de Chile foi conquistado diante da LDU, do Equador, em 2011.

Se quiser brigar pelo bi, os chilenos precisarão de um milagre. No primeiro duelo das oitavas-de-final, na Argentina, a Universidad de Chile foi goleada pelo Lanús, por 4 a 0. Enquanto isso, o São Paulo iniciará a defesa do título, nesta quarta-feira, contra a Universidad Católica, do Chile, no Estádio do Morumbi.

Outros quatro clubes brasileiros estão na briga pela inédita conquista. Nesta terça-feira, o Coritiba foi surpreendido pelo novato Itagüí e, mesmo no Couto Pereira, perdeu, por 1 a 0. Já a Ponte Preta enfrentará o Deportivo Pasto, da Colômbia, enquanto o Sport vai encarar o Libertad, do Paraguai. Na quinta-feira será a vez do Bahia jogar diante do Atlético Nacional, da Colômbia.

Campeões!
A Copa Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos (2004 e 2005), o Boca Juniors-ARG é o maior vencedor do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Independiente-ARG (2010), Universidade de Chile-CHI (2011) e São Paulo (2012) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com cinco conquistas. O Brasil soma dois títulos, contra um de Chile, Equador, México e Peru. O vencedor tem o direito de disputar a Recopa Sul-americana contra o campeão da Libertadores.