Pará - O Paysandu faz um Campeonato Brasileiro da Série B de altos e baixos. Mesmo com a saída da zona de rebaixamento, o Papão corre sérios riscos de voltar para a Série C. Mas por incrível que pareça, o clube do Pará costuma se dar bem quando atua, em casa, diante de rivais do G4.
Na última terça-feira, por exemplo, o Paysandu aniquilou a Chapecoense. O clube catarinense "só" está na vice-liderança com 46 pontos e tem grandes chances de obter o acesso à elite nacional. Mas engana-se quem pensa que o triunfo bicolor foi sorte. O histórico do Paysandu é longo.A primeira vítima do G4 do Papão foi o Figueirense. Pela 11ª rodada, o Paysandu derrotou o rival catarinense, por 2 a 1. Na época, o Figueirense estava na 4ª colocação. Na mesma posição, o Sport apanhou, por 2 a 0, pela 19ª rodada.
Se levarmos em conta os atuais clubes do G4, Paraná e Joinville também já sofreram nos pés paraenses. O Tricolor paranista perdeu, por 2 a 0, em Belém, enquanto o JEC apanhou de 2 a 1. O Paysandu ainda aguarda seu confronto contra o líder Palmeiras. Em São Paulo, o Verdão venceu, por 3 a 2. Resta o duelo no Pará.
No geral, o Paysandu ocupa a 15ª colocação com 27 pontos e aproveitamento de 36%. São sete vitórias - todas em casa -, seis empates (quatro como mandante e dois como visitante) e 12 derrotas (dois em casa e dez fora). O Papão voltará a campo na próxima terça-feira, às 19h30, contra o Guaratinguetá, no interior paulista, pela 26ª rodada.