Rio Grande do Sul - Botafogo, Juventude e Salgueiro conquistaram o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Mas antes de pensarem em 2014, o trio sonha com o título da Série D. Dos três clubes, apenas o Juventude já foi campeão nacional. O clube gaúcho, aliás, tem dois títulos em âmbito nacional.
Em 1994, o Juventude disputou e ganhou a Série B do Brasileirão. Naquela edição, 24 clubes entraram na disputa pelo acesso. Na decisão, o clube de Caxias do Sul superou o Goiás e garantiu seu primeiro título nacional. A outra conquistada do Ju não foi no Brasileirão e, sim, na Copa do Brasil.O Juventude superou 63 títulos até dar a inédita volta olímpica e ainda garantiu vaga na Libertadores. O adversário da final foi o Botafogo, derrotado no jogo de ida, por 2 a 1, em Caxias do Sul. Na volta, no Rio de Janeiro, o empate sem gols garantiu o título aos gaúchos.
Botafogo e Salgueiro, por outro lado, tentam fazer história. O Belo, pelo menos, vem animado com a conquista do Campeonato Paraibano. Na Série D, os títulos estão divididos entre São Raimundo-PA, Guarany-CE, Tupi-MG e Sampaio Corrêa-MA. Já na divisão de estados há Pará, Ceará, Minas Gerais e Maranhão.
Dono da melhor média de público pagante, o Salgueiro enfrentará o Botafogo pelas semifinais. O primeiro embate acontecerá no próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. O Juventude, por sua vez, ainda aguarda o adversário. Tupi e Aparecidense disputam na justiça o direito de enfrentar o Mixto. Só após este confronto sairá o rival do Juventude.