Rio Grande do Norte - Pelo quarto ano consecutivo, a Série C do Campeonato Brasileiro rebaixou um clube que havia conquistado o acesso na Série D durante a temporada passada. O Baraúnas se juntou a São Raimundo, Alecrim, Araguaína e Tupi.
A campanha do clube do Rio Grande do Norte não deixa dúvidas sobre o descenso. O Baraúnas, até aqui, ostenta aproveitamento de apenas 25,5%. Em 17 partidas foram quatro vitórias (duas em casa e duas fora), um empate como visitante e 12 derrotas (sete em casa e cinco fora). O Leão ainda anotou 14 gols e sofreu 37 (segunda pior defesa).A Série D foi criada em 2009, portanto apenas em 2010 começou a sequência de bate e volta. Logo de cara, dois clubes provaram o gosto amargo da falta de planejamento. O Alecrim desceu de divisão, assim como o São Raimundo. Pior! O clube paraense havia sido campeão da Série D em 2009.
Mas não foi apenas o São Raimundo que caiu um ano após o título. O Tupi fez o mesmo trajeto em 2012, mesmo tendo dado a volta olímpica em 2011. Antes, o Araguaína foi rebaixado na Série C de 2011, sendo que em 2010, o clube tocantinense comemorou o acesso na última divisão nacional.
Com a queda do Baraúnas, a Série C manteve a média, de ao menos, um clube descer na temporada seguinte ao acesso. CRAC e Sampaio Corrêa ainda poderão ter o mesmo destino do rival do Rio Grande do Norte. A queda o Baraúnas, aliás, foi a segunda de um clube potiguar na Série C - de 2009 cá. Antes, em 2010, o Alecrim amargou o descenso, assim como Juventude, Gama e São Raimundo. Ao todo, sete clubes do Nordeste - já contando o Baraúnas - foram degolados no terceiro escalão do futebol nacional.
Confira os rebaixados da Série C do Brasileirão:
*Rebaixados no ano seguinte ao acesso
2010
Alecrim-RN*
Juventude-RS
Gama-DF
São Raimundo-PA*
2011
Campinense-PB
Marília-SP
Brasil-RS
Araguaína-TO*
2012
Salgueiro-PE
Santo André-SP
Guarany-CE
Tupi-MG*
2013
Rio Branco-AC
Baraúnas-RN*