Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 29 de setembro de 2013 às 05:46

Radar Sr. Goool: JEC foi o orgulho e Araguaína a decepção dos acessos de 2010

Sr. Goool irá desvendar o paradeiro dos clubes que conquistaram o acesso na Série D

da Redação -

São Paulo - Em 2010, o Joinville comemorava o acesso com a 4ª melhor campanha da Série D do Campeonato Brasileiro. Hoje, o clube catarinense sonha com a elite nacional. O Sr. Goool iniciou, no último sábado, uma série para desvendar o paradeiro dos clubes que conquistaram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro - de 2009 para cá.

Entre os quatro clubes que subiram para a Série C em 2010, o clube catarinense foi o que melhor se destacou no cenário nacional. Ainda no embalo do acesso, o Joinville emendou o título da Série C, em 2011, e, consequentemente, o acesso ao segundo escalão nacional. No ano passado, porém, o Coelho catarinense não conseguiu pular mais um degrau. O Joinville bateu na trave ao ficar com a 6ª melhor campanha da Série B. Mas na atual temporada, o JEC segue na briga para subir à elite nacional. Sem falar que, durante esses anos, o Tricolor ainda sagrou-se vice-campeão catarinense, em 2010.

 JEC mostrou sua força após o acesso de 2009 e, hoje, já sonha com a Série A do Brasileirão!
Parado!
A trajetória do Guarany - campeão da Série D em 2010 -, por outro lado, é de altos e baixos. O clube cearense até que conseguiu se manter na Série C, em 2011, mesmo com o 12º lugar. Mas o Guarany não soube se planejar no ano passado e amargou o rebaixamento com a penúltima colocação.

Em 2013, o Rubro-negro começou a temporada de forma positiva, uma vez que ficou com o vice-campeonato estadual. Mas a boa campanha no Cearense não bastou para o Guarany enfrentar a Série D. O clube foi eliminado ainda na Primeira Fase.

Se os torcedores de Sobral viveram fortes emoções, o mesmo não aconteceu com o Madureira. Vice-campeão na Série D de 2010, o clube fluminense se manteve na Série C. Em 2011, o Madureira garantiu o 11º lugar e, no ano passado, não passou da 12ª colocação.

Desastre!
Mas a pior situação é do Araguaína. O clube tocantinense se perdeu no Nacional e no Estadual. A alegria do acesso de 2010 parou com o rebaixamento na Série C em 2011. Na oportunidade, o Araguaína caiu com um empate e sete derrotas nos oito jogos que disputou no terceiro escalão nacional.

Como se não bastasse o desastre, o clube de Tocantins ainda amargou a lanterna da Série D em 2012. A campanha do Araguaína foi de três empates e cinco derrotas. Para piorar tudo, a oscilação também atingiu o Touro no Campeonato Tocantinense.

É verdade que o Araguaína foi campeão estadual, em 2009, e ainda garantiu o vice na temporada seguinte. Mas em 2011, o clube foi rebaixado. O Araguaína teve força para subir em 2012, mas na atual temporada, colheu novo rebaixamento no Estadual Tocantinense e ficou sem disputar a última divisão nacional.

Confira os acessos da Série D do Brasileirão:

2009

São Raimundo-PA (campeão)
Macaé-RJ
Chapecoense-SC
Alecrim-RN

2010

Guarany-CE (campeão)
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG (campeão)
Santa Cruz-PE
Cuiabá-MT
Oeste-SP

2012

Sampaio Corrêa-MA (campeão)
CRAC-GO
Baraúnas-RN
Mogi Mirim-SP

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Salgueiro-PE

*Matéria sugerida por Mateus Schuler™ (@reportermateus)