Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 30 de setembro de 2013 às 05:44

Radar Sr. Goool: Quarteto que se transformou em quinteto de acessos em 2011

Graças a eliminação do Rio Branco, o Treze também conseguiu subir para a Série C

da Redação -

São Paulo - Tupi, Santa Cruz, Cuiabá e Oeste garantiram o acesso à Série C, em 2011, dentro das quatro linhas. O quarteto ainda se transformou em quinteto com o acesso do Treze, após decisão judicial. O Sr. Goool iniciou, no último sábado, uma série para desvendar o paradeiro dos clubes que conquistaram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro - de 2009 para cá.

Campeão da Série D em 2011, o Tupi viveu e ainda vive altos e baixos. O clube mineiro foi um dos vencedores da última divisão a sentir o gosto amargo do rebaixamento na Série C um ano após o acesso. O outro campeão foi o São Raimundo. Mas ao contrário do clube paraense, o Tupi conseguiu dar a volta por cima.

Se no ano passado, o Galo foi rebaixado, o Tupi - em 2013 - poderá retornar à Série C. O clube mineiro disputará a última vaga do acesso na Série D diante do Mixto. O primeiro confronto será na próxima quarta-feira, em Cuiabá. Botafogo, Juventude e Salgueiro já subiram de divisão na atual temporada.

No lugar!
Santa Cruz e Cuiabá, por outro lado, evitaram a gangorra no futebol nacional. Pernambucanos e mato-grossenses se mantiveram na Série C desde que conquistaram o acesso em 2011. Pelo menos, a dupla agitou o Estadual. O Santa Cruz foi tricampeão pernambucano em 2013, enquanto o Cuiabá ficou com o vice em 2012 e levantou o trofeu na atual temporada.

Já o Oeste tratou de se mexer. Apoiado pelo caldeirão chamado Estádio dos Amaros, em Itápolis, o Rubrão manteve a boa fase do acesso em 2011 e, no ano seguinte, garantiu a ida para a Série B com direito a título da Série C. Aquela foi a primeira conquista nacional da história do Oeste.

 Oeste não se contentou com o acesso da Série D e ainda conseguiu o título da Série C no ano seguinte!
Além do campo...
Enquanto isso, o Treze não foi um dos quatro clubes que subiram para a Série C em 2011. Mas ainda assim, o clube paraibano garantiu o acesso na Série D. O Galo exigiu e conseguiu a eliminação do Rio Branco na Série C e seu próprio acesso na última divisão nacional.

O clube do Acre, na oportunidade, foi punido por ter entrado na Justiça Comum para utilizar seu estádio em 2011. Mas a batalha judicial não acabou em 2011 e 2012. Em 2013, o Rio Branco, na justiça, ganhou o direito de retornar à Série C. Por causa da inclusão do Estrelão, a Série C 2013 passou a ter 21 clubes. O Rio Branco, porém, já foi rebaixado.

Confira os acessos da Série D do Brasileirão:

2009

São Raimundo-PA (campeão)
Macaé-RJ
Chapecoense-SC
Alecrim-RN

2010

Guarany-CE (campeão)
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG (campeão)
Santa Cruz-PE
Cuiabá-MT
Oeste-SP

2012

Sampaio Corrêa-MA (campeão)
CRAC-GO
Baraúnas-RN
Mogi Mirim-SP

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Salgueiro-PE

*Colaborou Mateus Schuler™ (@reportermateus)