Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 08 de outubro de 2013 às 15:47

Em busca do acesso, Assisinho - do Fortaleza - bate recorde na Série C

Desde que a Série C passou a ter 20 clubes, jamais um jogador anotou tantos gols em uma mesma edição

da Redação -

Ceará - O atacante Assisinho ainda busca a classificação do Fortaleza no Grupo A. Mas o jogador já entrou para a história da Série C do Campeonato Brasileiro. Assisinho ostenta 12 gols na competição - recorde desde que a Série C passou a contar com 20 clubes em 2009.

 Assisinho - maior artilheiro da Série C!
Artilheiro do torneio, Assisinho fará, ao menos, mais um jogo em 2013. No próximo domingo, às 16 horas, o Fortaleza decidirá sua classificação diante do Sampaio Corrêa, no Estádio Castelão, em Fortaleza, pela última rodada da Primeira Fase. Se carimbar o passaporte, o Leão terá mais duas partidas pelas quartas-de-final.

Francisco de Assis Mota Sobrinho, mais conhecido como Assisinho, tem 26 anos, 1,70 m e 66 kg. Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, ele já defendeu as cores do Crato-CE, Icasa-CE, Botafogo-SP, Guarani-SP e Oeste-SP até desembarcar no Pici.

Os recordistas de gols na nova Série C eram Ronaldo Capixaba e Dênis Marques. Em 2011, Ronaldo Capixaba marcou 11 gols e ajudou o Joinville a conquistar o acesso e o título da competição. Já no ano passado, Dênis Marques também anotou 11 tentos pelo Santa Cruz. O Tricolor, porém, não conseguiu subir para a Série B.

Nos dois primeiros anos da Série C, com menos jogos, a artilharia também foi modesta. Nena e Marciano empataram na ponta com oito gols em 2009. Os jogadores ajudaram ASA e Icasa, respectivamente, a conquistarem o acesso. O mesmo não conseguiu fazer Bruno Rangel. Ele foi o artilheiro da Série C em 2010 com oito gols, mas o Paysandu ficou sem a Série B.

Metas!

O mesmo Bruno Rangel está próximo de bater o recorde de gols da Série B. Artilheiro isolado com 26 gols, ele poderá superar a marca de Zé Carlos. No ano passado, o atacante - então no Criciúma - fez 27 gols. Bruno Rangel, hoje na Chapecoense, tem ainda mais 11 jogos para passar o rival.

Já pela Série A, o artilheiro é Éderson, do Atlético Paranaense. O atacante rubro-negro tentará superar Jonas e Borges. Éderson tem 15 gols - oito a menos do que o recorde do Brasileirão de 2006 para cá. Enquanto Jonas, então atacante do Grêmio, fez 23 tentos em 2010, Borges, defendendo as cores do Santos, igualou a marca em 2011.

Por fim, Ademilson, do Tupi, está a três gols de bater o recorde da Série D. Artilheiro da edição 2013 com 11 tentos, Ademilson tentará superar Nino Guerreiro, do CRAC, que fez 13 gols no ano passado. O atacante do Tupi tem, ao menos, mais dois jogos para tentar superar a marca. Após o acesso, o Tupi enfrentará o Juventude por uma vaga na final.

Confira os artilheiro da Série C de 2009 para cá:

2009 (8 gols)
Nena (ASA) e Marciano (Icasa)

2010 (8 gols)
Bruno Rangel (Paysandu)

2011 (11 gols)
Ronaldo Capixaba (Joinville)

2012 (11 gols)
Dênis Marques (Santa Cruz)

2013 (12 gols)
Assisinho (Fortaleza)