Paraíba - O Botafogo é o clube da Copa do Nordeste com o melhor aproveitamento nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Finalista da Série D, o Belo já conquistou o acesso para Série C e, hoje, ostenta aproveitamento de 76,2%. São 14 jogos com dez vitórias, dois empates e duas derrotas. O clube paraibano espera pelo vencedor entre Tupi e Juventude para decidir o título da última divisão nacional.
O Sr. Goool já iniciou sua cobertura da Copa do Nordeste. Em 2014 teremos matérias, curiosidades, tabela, classificação interativa, simulador, ranking de público e renda e muito mais. (Confira como foi a Copa do Nordeste 2013!)
O aproveitamento do Botafogo, aliás, é o melhor do Brasil. O clube nordestino supera os virtuais campeões das Séries A e B. O Palmeiras, por exemplo, ostenta aproveitamento de "apenas" 73,8%. O Verdão lidera a Série B com folga - 62 pontos, nove a mais do que o vice-líder e 17 a mais do que o 5º colocado.Já o Cruzeiro, após a derrota, por 2 a 0, para o São Paulo, ficou com aproveitamento de 72,8%. O líder do Brasileirão tem 11 pontos de vantagem para o Grêmio, 2º colocado. Enquanto isso, o Santa Cruz, melhor clube da Série C, aparece com aproveitamento de 59,6%.
O Tricolor pernambucano disputará a Copa do Nordeste e ocupa a 3ª colocação no ranking do Sr. Goool. A vice-liderança é do Sergipe, eliminado nas oitavas-de-final da Série D. O campeão estadual tem aproveitamento de 60%. Os oito primeiros colocados igualam ou superam o desempenho de 50%.
Por outro lado, a pior situação é do Potiguar - um dos estreantes da Copa do Nordeste. Campeão do Rio Grande do Norte, o Potiguar foi eliminado na Primeira Fase da Série D com aproveitamento de míseros 8,3%. O CSA, que também caiu na fase de grupos da Série D, aparece com 16,7%, contra 21% do Náutico - lanterna do Brasileirão.
Dos 16 clubes da Copa do Nordeste 2014, apenas o River Plate não disputou nenhuma divisão nacional. O clube sergipano, aliás, cogita não participar do torneio regional. O River Plate chegou à Copa do Nordeste por causa do vice-campeonato estadual.Edição 2014!
A estreia da Copa do Nordeste será em 12 de janeiro e o vencedor ganhará o direito de disputar a Copa Sul-americana. Dos cinco campeões, apenas o Campinense, que venceu na temporada passada, não estará presente.
O torneio nordestino terá a estreia de Vitória da Conquista - campeão da Primeira Fase do Campeonato Baiano -, Potiguar - campeão do Rio Grande do Norte - e River Plate - vice-campeão do Sergipano. São sete estados com representantes na Copa do Nordeste. Apenas Bahia e Pernambuco contam com três clubes, enquanto os outros estados somam dois representantes cada.
Campeões!
O Estado da Bahia é o maior vencedor da Copa do Nordeste. Criada em 1994, a competição já viu quatro títulos do Vitória. O Bahia e o Sport, somam dois cada. Enquanto isso, o Campinense se juntou ao América de Natal com um título cada.
Regulamento:
O regulamento da Copa do Nordeste 2014 segue o mesmo deste ano. Na primeira fase, os 16 clubes serão separados em quatro grupos de quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, classificarão os dois melhores de cada grupo.
Nas quartas-de-final, semifinal e final as partidas serão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. Em caso de empate, saldo de gols, gols pró na casa do adversário e pênaltis serão os critérios de desempate no mata-mata.
Confira o aproveitamento dos clubes da Copa do Nordeste nas Séries A, B, C e D:
1- Botafogo-PB - 76,2%
2 - Sergipe-SE - 60%
3 - Santa Cruz-PE - 59,6%
4 - Sport-PE - 54,8%
5 - Treze-PB - 52,6%
6 - Ceará-CE - 52,4%
7 - CRB-AL - 50,9%
8 - Guarany-CE - 50%
9 - Vitória da Conquista-BA - 45,8%
10 - Vitória-BA - 45,7%
11 - Bahia-BA - 44,4%
12 - América de Natal-RN - 35,7%
13 - Náutico-PE - 21%
14 - CSA-AL - 16,7%
15 - Potiguar-RN - 8,3%