São Paulo - A Colômbia também estará na Copa do Mundo 2014. Nesta sexta-feira, a seleção sul-americana carimbou o passaporte e se juntou a Alemanha, Suíça, Bélgica, Brasil, Argentina, EUA, Costa Rica, Itália, Holanda, Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália.
Mesmo perdendo, por 3 a 0, para o Chile, a Colômbia buscou o empate em casa e se classificou. Os chilenos tiveram que adiar a classificação após a bobeira na penúltima rodada das Eliminatórias Sul-americanas.Com o passaporte carimbado, os colombianos encerram um jejum de três Copas do Mundo. A última participação da Colômbia em Mundial tinha sido na França, em 1998. Ao todo, a Colômbia vai para sua 5ª Copa (1962, 1990, 1994, 1998 e 2014).
Nas Eliminatórias, a Colômbia ocupa a vice-liderança com 27 pontos. São oito vitórias (cinco em casa e três fora), três empates (dois como mandante e outro como visitante) e quatro derrotas (uma em casa e três fora), além de 25 gols a favor e 12 contra.
A FIFA dá quatro vagas para os países da América do Sul. O 5º colocado nas Eliminatórias disputará a repescagem.
Campeões!
Maior vencedor da Copa do Mundo - cinco títulos -, o Brasil será o país-sede do Mundial em 2014. Enquanto isso, a Itália apresenta quatro títulos mundiais, contra três da Alemanha. Argentina e Uruguai venceram em duas oportunidades cada. Espanha - atual campeã -, França e Inglaterra somam uma conquista cada.