Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 20 de outubro de 2013 às 15:11

Em sua 5ª edição, Série D terá campeão inédito em relação a clube e estado

Mesmo assim, Juventude buscará seu 3º título nacional, enquanto o Belo quer fazer história

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Botafogo e Juventude começarão a decidir o título da Série D do Campeonato Brasileiro no próximo final de semana. Independentemente do vencedor, a Edição 2013 da última divisão nacional terá campeão inédito em relação a clube e estado, como mostrará o Sr. Goool neste domingo.

O primeiro campeão da Série D foi o São Raimundo. O clube garantiu o título da Série D para o estado do Pará. Essa é a única conquista do Norte na competição. O Nordeste, região do Botafogo, já abocanhou dois títulos nos últimos quatro anos.

Em 2010, o Guarany fez a festa dos cearenses ao subir para a Série C e ainda ficar com o título da última divisão nacional. O mesmo aconteceu com o Sampaio Corrêa, representante do Maranhão, na temporada passada. Já em 2011, o Tupi garantiu o lugar mais alto do pódio. O clube mineiro tentava brigar pelo bi, em 2013, mas acabou derrotado pelo Juventude.

O clube de Caxias do Sul tentará o primeiro título da região Sul e do Rio Grande do Sul na Série D. O mesmo acontece com o Botafogo. O Belo, que eliminou o Salgueiro nas semifinais, quer a inédita conquista para o estado da Paraíba. Assim, a região Nordeste aumentaria ainda mais a vantagem sobre os rivais.

O clube nordestino, aliás, busca seu primeiro título nacional. Já o Juventude é um pouco mais experiente. Em 1994, o Juventude disputou e ganhou a Série B do Brasileirão. Naquela edição, 24 clubes entraram na disputa pelo acesso. Na decisão, o clube de Caxias do Sul superou o Goiás e garantiu seu primeiro título nacional. A outra conquista do Ju não foi no Brasileirão e, sim, na Copa do Brasil.

O Juventude superou 63 títulos até dar a inédita volta olímpica e ainda garantiu vaga na Libertadores. O adversário da final foi o Botafogo, derrotado no jogo de ida, por 2 a 1, em Caxias do Sul. Na volta, no Rio de Janeiro, o empate sem gols garantiu o título aos gaúchos.