Minas Gerais - A campanha do Cruzeiro salta aos olhos em diversos aspectos e todos ficam ainda mais evidentes na lista dos melhores e piores do Campeonato Brasileiro. O Sr. Goool levou em conta cinco itens: aproveitamento, vitória, derrota, gols pró e gols contra.
De todos os itens positivos, a Raposa só não domina o sistema defensivo. A melhor defesa da Série A é do Corinthians. Em 30 partidas, o clube paulista levou apenas 18 gols. Média de 0,6. O Corinthians ocupa a 12ª colocação. Mas em todos os outros aspectos, o Cruzeiro deixa sua marca azul.Dono de 62 pontos em 30 rodadas, o clube mineiro tem o melhor aproveitamento (68,9%). Para garantir a liderança, a Raposa precisou vencer e obteve êxito em 19 oportunidades - recorde em 2013. O mesmo se aplica ao menor número de derrotas (6) e ao melhor sistema ofensivo (60). Média de dois tentos por partida.
Se o lado positivo é praticamente todo do Cruzeiro, o lado negativo é dominado pelo lanterna Náutico. O Timbu é o contraponto do líder. Em 30 jogos, os pernambucanos anotaram míseros 20 gols e para piorar levaram 60 - o mesmo número de gols a favor do Cruzeiro.
Tanta bola na rede significa derrotas. O Náutico sofreu 21 e só venceu quatro. Aproveitamento de 18,9%, o pior entre os 20 clubes do Brasileirão. O Timbu ostenta 17 pontos, 19 a menos do que o primeiro clube fora da zona de rebaixamento.
Como o meio de semana será dedicado a Copa do Brasil, a 31ª rodada da Série A acontecerá apenas no sábado e no domingo.
Confira os melhores e os piores do Brasileirão:
Aproveitamento
Melhor: Cruzeiro (68,9%)
Pior: Náutico (18,9%)
Vitórias
Melhor: Cruzeiro (19)
Pior: Náutico (4)
Derrotas
Melhor: Cruzeiro (6)
Pior: Náutico (21)
Gols pró
Melhor: Cruzeiro (60)
Pior: Náutico (20)
Gols contra
Melhor: Corinthians (18)
Pior: Náutico (60)