São Paulo - O Palmeiras precisa de apenas um ponto, neste sábado, às 16h20, diante do São Caetano, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, para retornar à elite do Campeonato Brasileiro. O Verdão poderá subir na mesma rodada que o rival Corinthians obteve o acesso em 2008, mas há ainda a possibilidade de superar o rival na campanha.
Em 31 rodadas, o Palmeiras somou 68 pontos. Aproveitamento de 73,1%. Há cinco anos, o Corinthians subiu na 32ª rodada com 70 pontos e aproveitamento de 72,9% ao derrubar o Ceará, por 2 a 0, no mesmo Pacaembu. Se quiser superar o rival, o Alviverde terá que esquecer o pontinho e pensar na vitória. Em um quesito, pelo menos, o time do técnico Gilson Kleina já ultrapassou o Alvinegro do Parque São Jorge.O Corinthians, na 32ª rodada, ostentava 20 vitórias. O Palmeiras, em 31 jogos, já tem 21 triunfos. A campanha alviverde ainda tem cinco empates e cinco derrotas, além de 60 gols a favor e 24 contra. O Corinthians, por sua vez, tinha dez empates e só duas derrotas, além de 67 tentos e 22 contra.
Se empatar no sábado, o Palmeiras não deixará mais o G4 por causa dos confrontos diretos. Mesmo que o Verdão perca todos os jogos, conseguirá subir de divisão. Mas o Palmeiras não quer se limitar ao acesso. O clube paulista quer o título e até mesmo ter a melhor campanha da história da competição.
Mas não será nada fácil conseguiu o último objetivo. A melhor campanha dos pontos corridos é justamente do Corinthians. Em 2008, o Timão terminou a Série B com aproveitamento de 74,6%. Foram 85 pontos em 38 jogos, sendo 25 vitórias, dez empates e só três derrotas. O Corinthians balançou as redes em 79 oportunidades e sofreu 29 gols.Para superar o rival por pelo menos um ponto, o Palmeiras terá que somar 18 pontos de 21 possíveis. Depois do São Caetano, o Verdão ainda enfrentará Paraná (fora), Joinville (casa), Paysandu (fora), Boa Esporte (casa), Ceará (casa) e Chapecoense (fora).