Rio de Janeiro - Atlético Paranaense, Flamengo e Grêmio vivem longo jejum de títulos, mas pelo menos seguem na briga pela conquista da Copa do Brasil. O mesmo não se pode dizer do Vasco. Eliminado do torneio nacional pelo Goiás, o o clube cruzmaltino já não tem mais chances de encerrar a seca de títulos em 2013.
A última conquista vascaína foi justamente a Copa do Brasil. Em 2011, o clube carioca superou o Coritiba na final e deu sua derradeira volta olímpica. A ausência de títulos estaduais é ainda maior. O Vasco não é campeão carioca desde 2003. O Sr. Goool não contabiliza títulos do 1º ou do 2º Turno.Para piorar, o Vasco está próximo de ser rebaixado pela segunda vez no Brasileirão. O clube amarga a 17ª colocação com 33 pontos. A primeira queda vascaína foi em 2008. No ano seguinte, porém, o Vasco subiu e ainda conquistou o título da Série B.
Pelo menos, a campanha atual supera o desempenho de 2008. Naquela oportunidade, após 30 rodadas, o Vasco estava na lanterna com apenas 27 pontos. A queda foi consumada no 18º lugar com 40 pontos.
Para deixar a zona de rebaixamento, uma vez que o Bahia - primeiro clube fora da degola - soma 36 pontos, o Vasco terá que passar, ao menos, pela Ponte Preta neste domingo, às 16 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 31ª rodada. Penúltima colocada com 30 pontos, a Macaca também luta contra o descenso.