São Paulo - O Palmeiras manteve a escrita do campeão do 1º Turno conquistar o acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Ao empatar sem gols com o São Caetano, neste sábado, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Verdão voltou à elite nacional após 32 rodadas no segundo escalão do futebol brasileiro.
Agora, com o Palmeiras, seis dos oito líderes que venceram o turno, conquistaram o acesso à elite nacional, de acordo com o levantamento do Sr. Goool. Nos últimos seis anos, Corinthians, Vasco, Figueirense, Portuguesa, Vitória e Palmeiras foram líderes ao término do 1º Turno e subiram de divisão. Corinthians (2008), Vasco (2009) e Portuguesa (2011) ainda sagraram-se campeões da Série B.
Os dois únicos clubes que morreram na praia apesar do bom desempenho na primeira parte do campeonato foram Coritiba, em 2006, e Marília, em 2007. Por outro lado, dos 29 clubes que estavam no G4 ao término do 1º Turno, 20 pularam para a Série A.Após o acesso, o Palmeiras focará no título e em fazer história. Mas não será nada fácil ter sucesso no segundo quesito. A melhor campanha dos pontos corridos é do rival Corinthians. Em 2008, o Timão terminou a Série B com aproveitamento de 74,6%. Foram 85 pontos em 38 jogos, sendo 25 vitórias, dez empates e só três derrotas. O Corinthians balançou as redes em 79 oportunidades e sofreu 29 gols.
Para superar o rival por pelo menos um ponto, o Palmeiras terá que somar 17 pontos de 18 possíveis. Depois do São Caetano, o Verdão ainda enfrentará Paraná (fora), Joinville (casa), Paysandu (fora), Boa Esporte (casa), Ceará (casa) e Chapecoense (fora).