Goiás - O Vila Nova, após dois anos na Série C do Campeonato Brasileiro, está de volta à Série B. O Tigre, neste domingo, bateu o Treze, por 2 a 0, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e conquistou o primeiro acesso de Goiás e o segundo da região Centro-Oeste no terceiro escalão nacional de 2009 para cá. No primeiro duelo das quartas-de-final, o Vila havia perdido, por 1 a 0.
O Vila Nova se classificou para o mata-mata com a segunda melhor campanha do Grupo B na Primeira Fase. Foram oito vitórias (cinco em casa e três fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e cinco derrotas (uma em casa e quatro fora), além de 20 gols a favor e 13 contra.Classificado para as semifinais, o Vila Nova vai encarar o Sampaio Corrêa que eliminou o Macaé. E o Vila Nova não está satisfeito "apenas" com o acesso. O Tigre quer igualar um rival goiano. O Atlético Goianiense é o único clube que já venceu a Série C em duas oportunidades (1990 e 2008).
Hoje o Rubro-negro goiano luta contra o rebaixamento na Série B. O Vila Nova, que busca a segunda conquista, foi campeão da Série C em 1996. O título foi obtido de forma invicta. Foram 14 jogos, com 11 vitórias e apenas três empates.
Confira os acessos da Série C de 2009 para cá:
2009
América Mineiro-MG
ASA-AL
Guaratinguetá-SP
Icasa-CE
2010
ABC-RN
Ituiutaba-MG
Criciúma-SC
Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC
CRB-AL
Ipatinga-MG
América de Natal-RN
2012
Oeste-SP
Icasa-CE
Chapecoense-SC
Paysandu-PA
2013
Sampaio Corrêa-MA
Luverdense-MT
Vila Nova-GO