Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 28 de outubro de 2013 às 20:02

Trio que subiu da Série B em 2012, faz sucesso na atual edição do Brasileirão

Única decepção na Série A é o Criciúma que briga contra o rebaixamento

da Redação -

Paraná - É raro e difícil, mas três dos quatro clubes que subiram da Série B no ano passado, fazem sucesso no Campeonato Brasileiro 2013. Atlético Paranaense, Goiás e Vitória brigam por uma vaga na Libertadores 2014. A única decepção é o Criciúma, na zona de rebaixamento.

Semifinalista da Copa do Brasil, o Atlético Paranaense está no G4 desde a 16ª rodada. Ao empatar, por 1 a 1, com o Bahia, o Furacão ficou no 4º lugar com 52 pontos. São 14 vitórias (nove em casa e cinco fora), dez empates (cinco como mandante e cinco como visitante) e sete derrotas (uma em casa e seis fora). Aproveitamento de 55,9%. Em 2012, o Furacão subiu com a 3ª melhor campanha da Série B.

Mas é bom o Rubro-negro não bobear. O Goiás vem logo atrás, ainda mais com o triunfo, por 2 a 0, sobre o lanterna Náutico. Campeão da Série B 2012, o Goiás ocupa a 5ª colocação com 49 pontos e aproveitamento de 52,7%. O time goiano, que também está nas semifinais da Copa do Brasil, obteve 13 triunfos (sete em casa e seis fora), dez empates (seis como mandante e quatro como visitante) e oito tropeços (dois em casa e seis fora).

Quarto colocado na Série B do ano passado, o Vitória é outro clube que vive bom momento no Brasileirão. O Leão baiano chegou aos 47 pontos, na 6ª colocação, ao derrotar o Fluminense, por 3 a 2. Ao longo dos 31 jogos foram 13 vitórias (nove em casa e quatro fora), oito empates (cinco como mandante e três como visitante) e dez derrotas (uma em casa e nove fora). Aproveitamento de 50,5%.

Exceção!
A boa campanha do trio contrasta com a apresentada pelo Criciúma. O Tigre, que não disputava a elite desde 2004, fez grande festa com o vice-campeonato da Série B. O início do Brasileirão até foi animador, mas a realidade passou a ser assustadora. Ao cair diante do líder Cruzeiro, por 5 a 3, o Criciúma foi para a penúltima colocação com apenas 32 pontos.

A quatro pontos de deixar a degola, o clube catarinense aparece com nove vitórias (seis em casa e três fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e 17 derrotas (sete em casa e dez fora) - 2º clube que mais perdeu na Série A. Aproveitamento de só 34,4%.

Como no meio de semana haverá Copa do Brasil, o quarteto só estará em campo pela 32ª rodada no domingo. O Vitória vai receber o Corinthians, no Barradão, em Salvador, às 17 horas. No mesmo horário o Goiás terá pela frente o Botafogo no Serra Dourada, em Goiânia. Já Criciúma e Atlético Paranaense jogarão às 19h30. O Tigre, em casa, receberá a Ponte Preta, enquanto o Furacão pegará o Internacional, em Curitiba.