Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 29 de outubro de 2013 às 05:16

Juventude e Botafogo contam com estatísticas favoráveis antes da final

No primeiro duelo da decisão da Série D, o clube gaúcho derrotou o Belo diante da torcida

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraíba - Juventude e Botafogo terão particularidades para acreditarem na conquista do título da Série D do Campeonato Brasileiro. No último domingo, o clube de Caxias do Sul derrotou o Botafogo, por 2 a 1, na Arena Grêmio, em Porto Alegre. O jogo de volta será no próximo domingo, às 17 horas, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Das quatro edições da Série D, em três o clube que saiu do primeiro jogo com vantagem foi campeão. Com a vitória, o Juventude jogará por um empate e até mesmo uma derrota simples, desde que marque, ao menos, dois gols na casa do rival.

Em 2010, o Guarany manteve a vantagem sobre o América-AM ao empatar, por 1 a 1, e depois sagrou-se campeão com vitória, por 4 a 1. O mesmo aconteceu com o Tupi que derrotou o Santa Cruz, por 1 a 0 e 2 a 0, em 2011. No ano passado, o Sampaio Corrêa segurou o CRAC (1 a 1) e na segunda partida garantiu o título com triunfo, por 2 a 0.

Se até agora a Papada comemorou, os próximos dados são para a galera do Belo. O Botafogo precisa de uma vitória, por 1 a 0 ou por diferença acima de um gol para ser campeão. Dos quatro vencedores da Série D, três decidiram em casa, como farão os paraibanos no domingo.

O cenário do São Raimundo, em 2009, lembra muito o atual. O clube paraense perdeu para o Macaé, fora de casa, por 3 a 2, mas diante da torcida garantiu o título ao vencer, por 2 a 1. A conquista do Tupi, na temporada seguinte, também foi em casa. O mesmo aconteceu com o Sampaio Corrêa em 2012.

Campeão!
Pelo 5º ano seguido, a Série D terá campeão inédito em relação a clube e estado. O Juventude tentará o primeiro título da região Sul e do Rio Grande do Sul na Série D. O mesmo acontece com o Botafogo. O Belo quer a inédita conquista para o estado da Paraíba. Assim, a região Nordeste chegaria ao 3º título.

O clube nordestino, aliás, busca seu primeiro título nacional. Já o Juventude é um pouco mais experiente. Em 1994, o Juventude disputou e ganhou a Série B do Brasileirão. A outra conquista do Ju não foi no Brasileirão e, sim, na Copa do Brasil de 1999.

Confira as finais da Série D do Brasileirão:

2009
Macaé 3 x 2 São Raimundo*
São Raimundo 2 x 1 Macaé

2010
América-AM 1 x 1 Guarany*
Guarany 4 x 1 América-AM

2011
Tupi* 1 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 0 x 2 Tupi

2012
CRAC 1 x 1 Sampaio Corrêa*
Sampaio Corrêa 2 x 0 CRAC