Pará - O Paysandu precisou de 32 rodadas para, enfim, vencer a primeira partida fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro. O Papão derrotou o América Mineiro, nesta terça-feira, por 1 a 0, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Até esta vitória foram 12 derrotas e três empates na competição como visitante.
Mas o jejum do Paysandu longe da torcida era ainda maior se levado em conta os jogos pela Série C. No Brasileiro, o Paysandu não vencia desde a 2ª rodada da Primeira Fase da temporada 2012. Em 7 de julho, o Papão derrotou o Guarany, por 2 a 1, em Sobral, e depois não venceu mais pelas divisões do Nacional.No geral, a seca vinha desde a final do Campeonato Paraense. Em 12 de maio, o Paysandu goleou o Paragominas, por 4 a 1, na Arena Verde, e sagrou-se campeão estadual. Se não for levado em conta jogos dentro do estado, o Paysandu não vencia fora de casa desde 8 de maio, quando fez 1 a 0 no Naviraíense, em Mato Grosso do Sul, pela Segunda Fase da Copa do Brasil.
Até o final da Série B, o Paysandu ainda realizará mais três jogos fora de casa. Já na próxima rodada, o Papão enfrentará o Joinville (33ª rodada), em Santa Catarina. A peregrinação longe da torcida seguirá contra Icasa (36ª rodada) e Sport (38ª rodada).
Mesmo com a primeira vitória fora de casa, o Paysandu segue na zona de rebaixamento. O Papão soma 35 pontos, mesma pontuação do ABC, primeiro clube fora da degola. Mas o clube potiguar leva vantagem no número de vitórias (10 a 9).
Confira a sequência negativa do Paysandu fora de casa na Série B 2013:
Ceará 1 x 0 Paysandu
Atlético Goianiense 1 x 0 Paysandu
Chapecoense 3 x 2 Paysandu
Boa Esporte 1 x 0 Paysandu
ABC 3 x 0 Paysandu
Avaí 2 x 0 Paysandu
Oeste 1 x 0 Paysandu
Palmeiras 3 x 2 Paysandu
Bragantino 0 x 0 Paysandu
ASA 1 x 1 Paysandu
América de Natal 3 x 0 Paysandu
Paraná 3 x 1 Paysandu
Guaratinguetá 1 x 1 Paysandu
São Caetano 3 x 1 Paysandu
Figueirense 3 x 2 Paysandu