Rio Grande do Sul - Caxias e Juventude voltarão a se enfrentar por uma divisão do Campeonato Brasileiro após quatro anos. Os rivais de Caxias do Sul - distante a 128 km de Porto Alegre - vão disputar a Série C na próxima temporada.
A seca do clássico Ca-Ju em uma divisão do Brasileirão vem desde a Série C de 2010. Naquela oportunidade, os rivais empataram sem gols no Estádio Alfredo Jaconni e ficaram no 2 a 2 no Estádio Centenário. Enquanto o time grená quase se classificou, o Juventude acabou rebaixado com a pior campanha do Grupo D - uma vitória, cinco empates e duas derrotas.
Mas atualmente é o clube alviverde que está por cima. Finalista da Série D, o Juventude conquistou o acesso à Série C. O Ju vai em busca do seu 3º título nacional. Em 1994, o Juventude disputou e ganhou a Série B do Brasileirão. A outra conquista do Ju não foi no Brasileirão e, sim, na Copa do Brasil de 1999.O Caxias, por sua vez, foi derrotado pelo Luverdense nas quartas-de-final e ficou sem o acesso na Série C. O clube grená, ao lado do Águia, disputou todas as edições da Série C de 2009 para cá.
Em 2014, os rivais de Caxias do Sul, além do clássico, terão outra meta. Os gaúchos não contam com representante na Série B desde 2009. O último clube do Rio Grande do Sul a disputar a Série B foi o Juventude. O Caxias está longe do segundo escalão nacional desde 2005.
Os clubes do Rio Grande do Sul, aliás, não sabem disputar a Série B. Até hoje, apenas Juventude (1994) e Grêmio (2005) conquistaram o título da segunda divisão para o Estado.