Paraíba - O Botafogo tem todas as estatísticas a favor para fazer história e ficar com o título da Série D do Campeonato Brasileiro. O Belo enfrentará o Juventude, neste domingo, às 17 horas, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. No primeiro embate da final, os gaúchos venceram, por 2 a 1, e necessitam de um simples empate para serem campeões. Ao Botafogo resta triunfar por 1 a 0 ou por diferença acima de um gol.
Se depender do retrospecto paraibano em casa e do desempenho dos gaúchos como visitante, o título será do Botafogo. O Juventude realizou sete jogos fora de casa, com apenas uma vitória (2 a 1 no Penapolense) e um empate (2 a 2 com o Metropolitano). Esses dois placares dariam o título ao clube de Caxias do Sul.
Por outro lado, o Juventude sofreu quatro derrotas - 2 a 1 para o Villa Nova, resultado que levaria a decisão para os pênaltis, 2 a 0 para o Santo André, e 1 a 0 para Marcílio Dias e para Londrina. O clube gaúcho ainda passou em branco seis vezes e, em todas as oportunidades, fora de casa. Como visitante, o Juventude levou gols em todos os jogos.
Como se não bastasse o desempenho fraco fora de casa, o Juventude ainda tem a boa fase dos paraibanos. O Botafogo realizou sete jogos em casa com seis vitórias e um empate. De todos estes duelos, o empate, por 1 a 1, contra o Sergipe não serviria na final. E a vitória, por 2 a 1, sobre o Tiradentes levaria a decisão para os pênaltis.No mais, todos os outros triunfos dariam o título ao Belo. O clube paraibano bateu Vitória da Conquista (2 a 0), CSA (2 a 0), Juazeirense (4 a 2), Central (3 a 1) e Salgueiro (2 a 0). O Botafogo marcou gol em todas as partidas em casa e sofreu gols em quatro dos sete jogos.
Prós e contras!
A final da Série D ainda terá outros dados para os torcedores se apegarem. Das quatro edições da Série D, em três o clube que saiu do primeiro jogo com vantagem foi campeão - o que é bom para o Juventude. Mas - dos quatro vencedores da Série D -, três decidiram em casa, o que é bom para o Botafogo.
Campeão!
Pelo 5º ano seguido, a Série D terá campeão inédito em relação a clube e estado. O Juventude tentará o primeiro título da região Sul e do Rio Grande do Sul na Série D. O mesmo acontece com o Botafogo. O Belo quer a inédita conquista para o estado da Paraíba. Assim, a região Nordeste chegaria ao 3º título.
O clube nordestino, aliás, busca seu primeiro título nacional. Já o Juventude é um pouco mais experiente. Em 1994, o Juventude disputou e ganhou a Série B do Brasileirão. A outra conquista do Ju não foi no Brasileirão e, sim, na Copa do Brasil de 1999.
*Colaborou o torcedor-internauta Gustavo César