Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 02 de novembro de 2013 às 22:50

Náutico é o 3º clube rebaixado duas vezes no Brasileirão de pontos corridos

Queda do Timbu na elite nacional ainda significou a 5ª do estado de Pernambuco

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Pernambuco - O Náutico se juntou a Figueirense e Sport ao ser rebaixado pela segunda vez no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O Timbu, que já havia caído em 2009, amargou o descenso, neste sábado, ao ser goleado pelo Atlético Mineiro, por 5 a 0, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada.

Figueirense e Sport foram duplamente rebaixados em 2012. O clube catarinense já tinha descido para a Série B em 2008. No ano seguinte, o Sport foi degolado para o segundo escalão nacional pela primeira vez. O Sr. Goool só levou em conta as competições de 2006 para cá - época em que o Brasileirão ganhou o formato com 20 clubes.

A queda do Náutico ainda significou a 5ª do estado de Pernambuco. Além dos descensos de Náutico e Sport, o Santa Cruz caiu em 2006. O recordista de rebaixamentos, porém, é o estado de São Paulo. Sempre com o maior número de participantes no Brasileirão, São Paulo já contabiliza oito quedas.

 Após o rebaixamento, Náutico buscará não quebrar recordes negativos no Brasileirão de pontos corridos!
Os estados do Paraná e Santa Catarina choraram três rebaixamentos cada, um a mais do que Ceará, Minas Gerais e Goiás. Outros quatro estados caíram uma vez cada no Brasileirão. São eles: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Bahia.

O Náutico foi rebaixado com apenas quatro vitórias (duas em casa e duas fora), cinco empates (três como mandante e duas como visitante) e 23 derrotas (11 em casa e 12 fora), além de 20 gols a favor (pior ataque) e 67 contra (pior defesa).

O clube pernambucano irá cumprir tabela diante do Criciúma, em 10 de novembro, às 19h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela 33ª rodada.

Ainda pior?!
Com o rebaixamento confirmado, o Náutico ficará todas as 38 rodadas na zona do descenso. De 2006 para cá - ano em que a Série A ganhou o formato com 20 clubes -, apenas o Avaí tinha passado todas as 38 rodadas na zona de rebaixamento. Em 2011, o clube catarinense ainda 11 rodadas na última colocação.

Contra!
Agora, o Timbu jogará contra os recordes negativos. Desde que a Série A passou a contar com 20 clubes nos pontos corridos, o recorde de derrotas é do América de Natal em 2007. Naquela oportunidade, o clube potiguar sofreu 29 tropeços em 38 jogos. O segundo pior desempenho vem de Pernambuco. Rival do Náutico, o Santa Cruz foi degolado, em 2006, com 24 insucessos. No ano passado, Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense foram rebaixados com 22 derrotas.

Além das derrotas, o Náutico precisa se preocupar com aproveitamento. Hoje o desempenho do clube nordestino é de 17,7%. Ao longo dos pontos corridos, o pior desempenho é do América de Natal. Em 2007, o clube potiguar foi rebaixado no Brasileirão no último lugar e com aproveitamento pífio de 14,91%.

Confira todos os clubes rebaixados no Brasileirão de pontos corridos:

2006
Ponte Preta-SP
Fortaleza-CE
São Caetano-SP
Santa Cruz-PE

2007
Corinthians-SP
Juventude-RS
Paraná-PR
América de Natal-RN

2008
Figueirense-SC
Vasco-RJ
Portuguesa-SP
Ipatinga-MG

2009
Coritiba-PR
Santo André-SP
Náutico-PE
Sport-PE

2010
Vitória-BA
Guarani-SP
Goiás-GO
Grêmio Prudente-SP

2011
Atlético Paranaense-PR
Ceará-CE
América Mineiro-MG
Avaí-SC

2012
Sport-PE
Palmeiras-SP
Atlético Goianiense-GO
Figueirense-SC

2013
Náutico-PE