Pernambuco - O Náutico se juntou a Figueirense e Sport ao ser rebaixado pela segunda vez no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O Timbu, que já havia caído em 2009, amargou o descenso, neste sábado, ao ser goleado pelo Atlético Mineiro, por 5 a 0, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada.
Figueirense e Sport foram duplamente rebaixados em 2012. O clube catarinense já tinha descido para a Série B em 2008. No ano seguinte, o Sport foi degolado para o segundo escalão nacional pela primeira vez. O Sr. Goool só levou em conta as competições de 2006 para cá - época em que o Brasileirão ganhou o formato com 20 clubes.
A queda do Náutico ainda significou a 5ª do estado de Pernambuco. Além dos descensos de Náutico e Sport, o Santa Cruz caiu em 2006. O recordista de rebaixamentos, porém, é o estado de São Paulo. Sempre com o maior número de participantes no Brasileirão, São Paulo já contabiliza oito quedas.
Os estados do Paraná e Santa Catarina choraram três rebaixamentos cada, um a mais do que Ceará, Minas Gerais e Goiás. Outros quatro estados caíram uma vez cada no Brasileirão. São eles: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Bahia.O Náutico foi rebaixado com apenas quatro vitórias (duas em casa e duas fora), cinco empates (três como mandante e duas como visitante) e 23 derrotas (11 em casa e 12 fora), além de 20 gols a favor (pior ataque) e 67 contra (pior defesa).O clube pernambucano irá cumprir tabela diante do Criciúma, em 10 de novembro, às 19h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, pela 33ª rodada.
Ainda pior?!
Com o rebaixamento confirmado, o Náutico ficará todas as 38 rodadas na zona do descenso. De 2006 para cá - ano em que a Série A ganhou o formato com 20 clubes -, apenas o Avaí tinha passado todas as 38 rodadas na zona de rebaixamento. Em 2011, o clube catarinense ainda 11 rodadas na última colocação.
Contra!
Agora, o Timbu jogará contra os recordes negativos. Desde que a Série A passou a contar com 20 clubes nos pontos corridos, o recorde de derrotas é do América de Natal em 2007. Naquela oportunidade, o clube potiguar sofreu 29 tropeços em 38 jogos. O segundo pior desempenho vem de Pernambuco. Rival do Náutico, o Santa Cruz foi degolado, em 2006, com 24 insucessos. No ano passado, Palmeiras, Atlético Goianiense e Figueirense foram rebaixados com 22 derrotas.
Além das derrotas, o Náutico precisa se preocupar com aproveitamento. Hoje o desempenho do clube nordestino é de 17,7%. Ao longo dos pontos corridos, o pior desempenho é do América de Natal. Em 2007, o clube potiguar foi rebaixado no Brasileirão no último lugar e com aproveitamento pífio de 14,91%.
Confira todos os clubes rebaixados no Brasileirão de pontos corridos:
2006
Ponte Preta-SP
Fortaleza-CE
São Caetano-SP
Santa Cruz-PE
2007
Corinthians-SP
Juventude-RS
Paraná-PR
América de Natal-RN
2008
Figueirense-SC
Vasco-RJ
Portuguesa-SP
Ipatinga-MG
2009
Coritiba-PR
Santo André-SP
Náutico-PE
Sport-PE
2010
Vitória-BA
Guarani-SP
Goiás-GO
Grêmio Prudente-SP
2011
Atlético Paranaense-PR
Ceará-CE
América Mineiro-MG
Avaí-SC
2012
Sport-PE
Palmeiras-SP
Atlético Goianiense-GO
Figueirense-SC
2013
Náutico-PE