Pernambuco - O Santa Cruz é o mais novo integrante da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o clube nordestino voltou a vencer o Betim, desta vez, por 2 a 1, no Estádio do Arruda, em Recife, e conquistou o acesso uma vez que havia ganho o jogo de ida por 1 a 0. O Tricolor pernambucano não disputava o segundo escalão nacional desde 2007. Antes do Santinha, Sampaio Corrêa, Vila Nova e o novato Luverdense já tinham conquistado o acesso na Série C.
Com o acesso do Santa Cruz, o Nordeste mantém a força na Série C. Desde 2009, quando a competição passou a contar com 20 clubes, nove representantes nordestinos subiram para a Série B. Só em 2012, o Nordeste não conseguiu subir dois clubes. No ano passado, o único clube nordestino que conquistou o acesso foi o cearense Icasa.ASA e Icasa (2009), ABC e Salgueiro (2010), CRB e América de Natal (2011) foram os outros clubes do Nordeste que obtiveram o acesso na Série C. O Santa Cruz é o segundo clube pernambucano a conquistar o feito. O Salgueiro subiu em 2010.
O acesso do Santa Cruz foi conquistado com 12 vitórias (oito em casa e quatro fora), quatro empates (duas como mandante e dois como visitante) e seis derrotas (uma em casa e cinco fora).
Confira os acessos da Série C de 2009 para cá:
2009
América Mineiro-MG
ASA-AL
Guaratinguetá-SP
Icasa-CE
2010
ABC-RN
Ituiutaba-MG
Criciúma-SC
Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC
CRB-AL
Ipatinga-MG
América de Natal-RN
2012
Oeste-SP
Icasa-CE
Chapecoense-SC
Paysandu-PA
2013
Sampaio Corrêa-MA
Luverdense-MT
Vila Nova-GO
Santa Cruz-PE