São Paulo - Os estados do Mato Grosso, Maranhão e Goiás fizeram história ao conquistarem o primeiro acesso nesta nova fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Luverdense, Sampaio Corrêa e Vila Nova foram exaltados nos respectivos estados. O Santa Cruz, por sua vez, deu o segundo acesso a Pernambuco, uma vez que, em 2010, o Salgueiro já havia subido para a Série B.
Mas os estados de Minas Gerais e Santa Catarina ainda são os recordistas no quesito. De 2009 para cá, mineiros e catarinenses comemoraram o acesso de três clubes cada. América Mineiro, em 2009, Ituiutaba - hoje Boa Esporte -, em 2010, e Ipatinga, em 2011, foram os clubes de Minas Gerais que conquistaram o acesso na Série C quando a competição passou a contar com apenas 20 clubes. No ano passado, porém, o Tupi pisou na bola e amargou o rebaixamento.
Neste quesito, pelo menos, Santa Catarina leva vantagem. Os catarinenses ainda não foram rebaixados na Série C. Mas o primeiro acesso só veio em 2010 com o Criciúma. O Joinville, com direito a título, seguiu a fila no ano seguinte. Em 2012, a Chapecoense completou a festa catarinense no terceiro escalão da bola.Tem mais...
Os estados de Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo aparecem com dois acessos cada. Ao longo destes cinco anos, a Série C ainda teve o acesso do Paysandu, representante do Pará, no ano passado.
Distrito Federal (Brasiliense), Paraíba (Treze), Acre (Rio Branco), Rio Grande do Sul (Caxias) e Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Macaé e Madureira) - estados que estiveram representados na Série C 2013 - ainda não conseguiram subir de divisão.
Confira os clubes que subiram na Série C de 2009 para cá:
2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE
2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA
2013
Luverdense-MT, Sampaio Corrêa-MA, Santa Cruz-PE e Vila Nova-GO