São Paulo - Atlético Paranaense, Grêmio, Botafogo e Goiás não estão nada satisfeitos com as classificações de São Paulo e Ponte Preta na Copa Sul-americana. De acordo com o regulamento do Campeonato Brasileiro, caso algum clube brasuca vença o segundo torneio mais importante da América do Sul, apenas os três primeiros colocados da Série A garantirão lugar na Libertadores 2014.
Como São Paulo e Ponte Preta ainda se enfrentarão pelas semifinais da Copa Sul-americana, Atlético Paranaense, Grêmio e Botafogo - hoje - se juntariam ao líder Cruzeiro e ao Atlético Mineiro - atual campeão da Libertadores - no torneio em 2014. O Goiás corre por fora, na 5ª colocação do Nacional.Mas tudo pode mudar com o título do São Paulo ou da Ponte Preta. Neste cenário restariam só duas vagas no Brasileirão, uma vez que o Cruzeiro já garantiu sua presença no torneio sul-americano. Hoje, o Atlético Paranaense ocupa a vice-liderança com 55 pontos, um a mais do que o Grêmio. O Botafogo, 4º colocado, tem 53 pontos, contra 52 do Goiás.
Apenas em 2010, a CONMEBOL garantiu ao campeão da Copa Sul-americana uma vaga na Libertadores da temporada seguinte. No ano passado, o São Paulo sagrou-se campeão da Sul-americana. Mas não houve problemas no Brasileirão, uma vez que o Tricolor paulista ficou na 4ª colocação. Mesmo se não fosse campeão no torneio internacional, o clube paulista estaria na Liberta de 2013.
Ainda segundo o regulamento do Brasileirão, o campeão da Libertadores (Atlético Mineiro) entra direto na fase de grupos, assim como o vencedor e o vice da Série A, e o campeão da Copa do Brasil - a final será entre Flamengo e Atlético Paranaense. Já o 3º colocado do Brasileirão e o vencedor da Copa Sul-americana entrarão na Primeira Fase. Este é o cenário caso algum clube brasileiro vença a Sul-americana.