São Paulo - Se Corinthians e Vasco perderam público e sofreram com viagens longas durante os quatro jogos de punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o mesmo não se pode dizer dentro das quatro linhas. Em campo, paulistas e cariocas não sofreram nada com a pena decorrente da briga entre os torcedores durante o empate, por 1 a 1, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, em 11 de agosto.
O Corinthians, hoje, ocupa a modesta 12ª colocação com 42 pontos e aproveitamento de 43,8%. Nos quatro jogos que realizou em Mogi Mirim, Itu e Araraquara - todos no interior de São Paulo -, o Timão anotou oito pontos e aproveitamento de 66%. O desempenho do clube paulista cairia para 40% se não fossem considerados estes quatro jogos a, pelo menos, 100 km da capital.
O aproveitamento do Alvinegro do Parque São Jorge, como mandante, é de 58,3%. São 28 pontos conquistados ao lado da torcida. Mas o desempenho do clube paulista cai para 55% se não for levado em conta as vitórias sobre Bahia (2 a 0) e Criciúma (1 a 0), além dos empates diante de Atlético Paranaense (0 a 0) e Santos (1 a 1).O Corinthians ainda atuará neste domingo, às 17 horas, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, contra o Fluminense pela 33ª rodada. Após cumprir os quatro jogos de suspensão, o Timão teve outra pena imposta pelo STJD. Desta vez, referente a uma garrafa atirada em um assistente durante a goleada sofrida para a Portuguesa, por 4 a 0, em Campo Grande. Neste episódio, o Corinthians perdeu um mando de campo.
Mesmo cenário!
O Vasco, por sua vez, optou em mandar seus jogos no Moacyrzão, em Macaé. Mas em campo, o clube carioca também não sentiu nenhuma diferença. O Vasco somou nove dos 12 pontos possíveis. Aproveitamento de 75%. Hoje, o clube cruzmaltino está na zona de rebaixamento, com aproveitamento de 37,5%.
Sem as partidas de Macaé, o desempenho do Vasco cairia para míseros 32,1%. Dos 36 pontos conquistados pelo clube do Rio de Janeiro, 22 foram como mandante. Aproveitamento de 45,8%. Mas a situação seria ainda pior sem os jogos no Moacyrzão. Neste cenário, o desempenho do Vasco cairia para apenas 36,1%. Neste domingo, às 19h30, o Vasco atuará no Maracanã, no Rio de Janeiro, diante do Santos.
Confira os jogos de Corinthians e Vasco decorrentes de punição:
Corinthians (8 pontos)
Corinthians 2 x 0 Bahia (Mogi Mirim)
Corinthians 0 x 0 Atlético Paranaense (Mogi Mirim)
Corinthians 1 x 0 Criciúma (Itu)
Corinthians 1 x 1 Santos (Araraquara)
Vasco (9 pontos)
Vasco 3 x 1 Internacional (Macaé)
Vasco 1 x 0 Fluminense (Ressacada)
Vasco 0 x 2 Goiás (Macaé)
Vasco 2 x 1 Coritiba (Macaé)