Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 10 de novembro de 2013 às 11:58

Flamengo mantém hegemonia, mas Atlético Paranaense ainda pode acabar com festa do Rio-SP

De 2009 para cá, apenas clubes do Rio e de São Paulo abocanharam o título do torneio nacional

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Paraná - O Flamengo, ao se garantir na final da Copa do Brasil, manteve a hegemonia de cariocas e paulistas na decisão do torneio. Desde 1994, ao menos, um clube do Rio de Janeiro ou de São Paulo se classifica para a final. Mas ainda assim, o Atlético Paranaense poderá encerrar a sequência do Eixo Rio-SP.

Vamos a primeira parte das curiosidades. No sexto ano de Copa do Brasil, o Grêmio garantiu o título em cima do Ceará ao empatar o primeiro duelo sem gols, em Fortaleza, e vencer, por 1 a 0, o jogo de volta, em Porto Alegre. Em 1994, o melhor clube do Eixo Rio-São Paulo foi o Vasco, 3º colocado.

Só outras três vezes a Copa do Brasil não contou com clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo na final. Na estreia do torneio, em 1989, o Grêmio foi campeão em cima do Sport. Dois anos depois, o mesmo Tricolor gaúcho sucumbiu diante do Criciúma. Por fim, em 1993, o Cruzeiro superou o Grêmio e garantiu o primeiro dos seus quatro títulos na competição.

Nas outras 21 edições da Copa do Brasil houve, ao menos, um clube paulista ou carioca na decisão. São 12 conquistas - oito de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro. Dessas 12 finais, duas tiveram paulistas contras cariocas (Santo André x Flamengo e Paulista x Fluminense) e uma foi duelo entre rivais do Rio de Janeiro (Flamengo x Vasco).

Democracia?
E para encerrar esta festa particular de cariocas e paulistas, o Furacão quer fazer história. Em sua primeira final de Copa do Brasil, o Atlético Paranaense quer garantir também o primeiro título do estado do Paraná. De 2009 para cá, apenas clubes do Rio e de São Paulo abocanharam o título do torneio nacional. O Sport, em 2008, foi o último clube fora do centro a vencer a Copa do Brasil. Corinthians (2009), Santos (2010), Vasco (2011) e Palmeiras (2012) triunfaram nas últimas edições da Copa do Brasil.

Títulos!
Cariocas e paulistas podem dominar as finais da Copa do Brasil, mas os maiores vencedores são de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. O Corinthians soma três conquistas, seguido por Flamengo e Palmeiras - atual campeão -, com duas. A lista com um título conta com Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma.