Rio de Janeiro - Dorival Júnior, na última segunda-feira, foi anunciado como novo técnico Fluminense e conseguiu a façanha de dirigir três clubes do Rio de Janeiro na mesma temporada. Ele começou 2013 no comando do Flamengo e esteve a frente do Vasco nos últimos dias. Agora, a missão do treinador paulista será livrar o Tricolor carioca do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Mas Dorival Júnior terá que escolher o caminho a seguir. Se repetir o aproveitamento do Flamengo, ele poderá até salvar o Fluminense da degola. Mas se o comandante repetir o desempenho a frente do Vasco, o Tricolor estará condenado, de acordo com o levantamento do Sr. Goool.
A passagem de Dorival Júnior pelo Flamengo começou em 2012, quando o treinador conseguiu livrar o Mengo do descenso. Na atual temporada, ele defendeu o Rubro-negro no Campeonato Carioca. No geral, foram 15 vitórias, 12 empates e dez derrotas. Aproveitamento de 51,3%. Com este desempenho, mesmo sem ter ganho nada, Dorival Júnior colocaria o Fluminense na 7ª colocação da Série A.O problema é que o comandante não tirou uns dias de folga, não repensou a carreira e ainda preferiu aceitar o desafio de treinar o Vasco. No clube cruzmaltino, Dorival Júnior, em 2009, foi o responsável pelo acesso e pelo título da Série B. Mas desta vez, a magia não funcionou.O treinador esteve a frente do Gigante da Colina por 25 rodadas do Brasileirão. Foram apenas seis vitórias, oito empates e 11 derrotas. Aproveitamento de 34,6% - digno de zona de rebaixamento. Na Copa do Brasil, foram três vitórias e uma derrota. Juntando as duas competições, Dorival Júnior terminou sua segunda passagem pelo Vasco com aproveitamento de só 40,2%.
O Fluminense, após a derrota, por 1 a 0, para o Corinthians e a demissão de Vanderlei Luxemburgo, entrou na zona de rebaixamento, no 18º lugar, com apenas 36 pontos - um a menos do que o primeiro clube fora do descenso. O Tricolor carioca tem a mesma pontuação do Criciúma, 17º, mas perde no número de vitórias (10 a 9).
O primeiro desafio de Dorival Júnior no Fluminense será diante do lanterna e rebaixado Náutico nesta quinta-feira, às 21 horas, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 34ª rodada. Como se não bastassem todos os problemas, o histórico do Brasileirão de pontos corridos mostra que 23 dos 28 clubes que estiveram na degola faltando cinco rodadas para o término do Nacional, acabaram na Série B.