Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 14 de novembro de 2013 às 10:49

Quarto mineiro a ganhar o Brasileirão, Marcelo Oliveira enaltece título do Cruzeiro

Técnico da Raposa segue os passos de Andrade, Carlos Alberto Silva e Telê Santana

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - "Este momento temos de comemorar, celebrar junto, trabalho feito em conjunto, um grande título. É hora de poucas palavras e muita comemoração, foi uma conquista muito difícil, de um campeonato que tem muita concorrência, mas houve trabalho de todos, com união. Chegamos ao título de forma antecipada e com números muito expressivos".

As palavras acima são do atual técnico campeão brasileiro. Marcelo Oliveira levou o Cruzeiro ao título da Série A e se tornou o 4º treinador mineiro a faturar o Nacional. Nesta quarta-feira, o Cruzeiro bateu o Vitória, por 3 a 1, e deu a volta olímpica no Estádio do Barradão, em Salvador, pela 34ª rodada.

 Título do Brasileirão com o Cruzeiro é a maior façanha do jovem técnico Marcelo Oliveira!
Com apenas 58 anos, Marcelo de Oliveira Santos é natural de Pedro Leopoldo, distante 46 km da capital mineira. O treinador chegou ao Cruzeiro no início da pré-temporada, após ter sido demitido pelo Vasco. Ex-meia-atacante, o treinador conhece muito bem Minas Gerais.

Marcelo Oliveira começou a carreira de técnico no Atlético Mineiro. Ele ainda defendeu o Ipatinga no estado, além de CRB, Paraná e Coritiba, onde conseguiu o bicampeonato paranaense (2011/2012). Agora, ele repete o feito de outros três mineiros campeões nacionais.

Mineiros!
Natural de Juiz de Fora, Andrade foi o responsável pelo título do Flamengo, em 2009. Se Andrade é da nova geração, há outros dois comandantes bem experientes que defendem a bandeira de Minas Gerais. Carlos Alberto Silva fez história com o título do Guarani em 1978. Até hoje, o Bugre é o único campeão do interior a conquistar o título brasileiro. Carlos Alberto Silva é natural de Bom Jardim de Minas.

Há ainda o mais conhecido de todos. Telê Santana foi o responsável pelo primeiro título nacional com a denominação Campeonato Brasileiro. O treinador, já falecido, garantiu a conquista para o Atlético Mineiro em 1971. Natural de Itabirito, o comandante ainda faturou o Brasileirão de 91 pelo São Paulo.

De volta a 2013, o Cruzeiro chegou aos 74 pontos em 34 rodadas. Foram 23 vitórias (14 em casa e nove fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e seis derrotas (uma em casa e cinco fora), além de 72 gols a favor (melhor ataque) e 30 contra (segunda melhor defesa).

Confira os técnicos campeões nos pontos corridos do Brasileirão:

2003 (Cruzeiro)
Vanderlei Luxemburgo - Nova Iguaçu-RJ

2004 (Santos)
Vanderlei Luxemburgo - Nova Iguaçu-RJ

2005 (Corinthians)
Antônio Lopes - Rio de Janeiro-RJ

2006 (São Paulo)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP

2007 (São Paulo)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP

2008 (São Paulo)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP

2009 (Flamengo)
Andrade - Juiz de Fora-MG

2010 (Fluminense)
Muricy Ramalho - São Paulo-SP

2011 (Corinthians)
Tite - Caxias do Sul-RS

2012 (Fluminense)
Abel Braga - Rio de Janeiro-RJ

2013 (Cruzeiro)
Marcelo Oliveira - Pedro Leopoldo-MG