Pernambuco - O Santa Cruz venceu o Luverdense, por 2 a 0, no primeiro jogo da semifinal pela Série C do Campeonato Brasileiro. O Tricolor pernambucano ficará fora da final se perder por diferença de três ou mais gols, ou ainda se o LEC vencer por diferença de dois tentos, mas marcar, ao menos, três gols, em Recife, neste domingo, às 17 horas. Se depender do retrospecto, porém, o Santinha pegará o Sampaio Corrêa na decisão.
No Estádio do Arruda - local da partida deste domingo -, o Santa Cruz ostenta oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O problema é que este tropeço foi justamente por 2 a 0. Se o Luverdense fizer este placar, a decisão será nos pênaltis. Mas o clube mato-grossense não costuma se dar bem na casa do rival.Em 11 partidas como visitante, o LEC venceu quatro vezes, mas nenhuma pelo placar necessário para se classificar. O Luverdense ainda empatou uma e perdeu seis. No duelo que fez com o Santa Cruz, pela Primeira Fase, o clube de Cuiabá apanhou de 2 a 0 no Arruda.
Independentemente do classificado, os dois clubes já se garantiram na Série B, assim como Sampaio Corrêa e Vila Nova. O Tricolor pernambucano não disputava o segundo escalão nacional desde 2007. Sem falar que, a partir do momento em que a Série C ganhou 20 clubes, nove representantes nordestinos subiram para a Série B. Só em 2012, o Nordeste não conseguiu subir dois clubes. No ano passado, o único clube nordestino que conquistou o acesso foi o cearense Icasa.
O Luverdense foi além e fez história com seu primeiro acesso à Série B. De quebra, o LEC encerrou um longo jejum do estado mato-grossense. Há 18 anos o Mato Grosso não contava com um representante na Série B. O último integrante mato-grossense no segundo escalão do futebol nacional foi o Barra do Garças.