Minas Gerais - O título do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro valorizou ainda mais a temporada de Minas Gerais. O estado já havia comemorado a inédita conquista do Atlético Mineiro na Libertadores. O feito cruzeirense em nada tira o brilho da façanha atleticana e a conquista azul não tem motivos para ser desvalorizada pelos rivais alvinegros.
No futebol brasileiro, em outras quatro oportunidades, o mesmo estado abocanhou os títulos da Libertadores e do Brasileiro na mesma temporada. Todas elas aconteceram no estado de São Paulo. São duas torcidas felizes e menos provocações nas ruas.Em 1993, por exemplo, o São Paulo foi bicampeão do maior torneio da América do Sul. Os tricolores estavam em êxtase e se preparando para o Mundial de Clubes. Enquanto isso, o rival Palmeiras encerrou longo jejum e voltou a ser campeão brasileiro. A Máquina Alviverde ainda seria bicampeã nacional em 1994.
Mas em 1999, o Palmeiras levou o troco e do seu maior rival. O Verdão, nos pênaltis, obteve seu primeiro e único título da Libertadores. A festa seria completa se o Corinthians não tivesse levado o bi do Brasileirão. Marcelinho Carioca e cia., dentro das possibilidades, igualaram a festa na capital paulista.
O Corinthians ainda "estragaria" a festa de seus outros rivais. Em 2005, o São Paulo conquistou seu terceiro título da Libertadores. O título em cima do Atlético Paranaense devolveu a alegria aos tricolores. Mas no final do ano, o Corinthians abocanhou seu quarto título nacional e diminuiu um pouco a dor no cotovelo.
Depois de Palmeiras e São Paulo, o Corinthians - que ainda não tinha título da Libertadores - "atrapalhou" a festa do Santos. O Peixe, após muito tempo, voltou a dominar a América do Sul, em 2011. Muricy Ramalho, Neymar e cia. fizeram a festa na Baixada Santista. Mas antes do Mundial, os santistas ainda tiveram que observar a comemoração dos corintianos. O Timão faturou o título do Brasileirão.
De volta aos rivais mineiros, Cruzeiro e Atlético ainda têm jogos pelo Brasileirão. O primeiro duelo da Raposa após o título será neste domingo, às 17 horas, diante da Ponte Preta, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 35ª rodada. O Galo, por sua vez, enfrentará a Portuguesa, também no domingo, às 19h30, no Estádio do Canindé, em São Paulo.