São Paulo - A Copa do Mundo 2014 mudou de continente, de país e de língua, mas não será muito diferente dentro das quatro linhas em relação ao Mundial de 2010. Das 32 seleções classificadas para o torneio no Brasil, 24 estiveram na África do Sul. Para se ter uma ideia, todas as seleções da CONCACAF se repetiram: EUA, México e Honduras, além do reforço da Costa Rica.
A primeira ausência notável é da África do Sul. País-sede na Copa passada, a África não se classificou para a Copa do Mundo de 2014. Mas as outras cinco seleções (Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Argélia e Camarões) já carimbaram o passaporte.Na América do Sul, a grande ausência será o Paraguai. Essa será a primeira vez que os paraguaios não vão disputar o Mundial desde que o torneio passou a adotar a fórmula atual com 32 seleções. Sem falar que o Paraguai esteve presente nas últimas quatro edições da Copa.
Coreia do Norte, pela Ásia, e Nova Zelândia, pela Oceania, serão outras duas ausências em relação ao Mundial passado. A maior lista, porém, vem da Europa. Se a Bósnia-Herzegóvina será a estreante da Copa do Mundo 2014, Eslovênia, Dinamarca, Eslováquia e Sérvia ficaram pelo caminho.
Todas as seleções para o próximo Mundial já estão definidas: Brasil (país-sede), Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Uruguai, Itália, Holanda, Alemanha, Suíça, Bélgica, Bósnia-Herzegóvina, Espanha, Inglaterra, Rússia, Grécia, Croácia, Portugal, França, EUA, Costa Rica, Honduras, México, Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália, Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
Pela 9ª vez, todas as campeãs mundiais estarão na mesma Copa do Mundo: Uruguai, Itália, Alemanha, Brasil, Inglaterra, Argentina, França e Espanha.
Campeões!
A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa do Mundo com cinco títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). Com uma conquista a menos aparece a Seleção Italiana (1934, 1938, 1982 e 2006). Já a Alemanha ostenta três títulos (1954, 1974 e 1990). Argentinos (1978 e 1986) e uruguaios (1930 e 1950) venceram o Mundial em duas oportunidades cada. Enquanto isso, a Seleção Espanhola - atual campeã - puxa a fila das seleções com um título que ainda tem França (1998) e Inglaterra (1966).
Confira a situação das seleções que estiveram na Copa 2010:
África
Gana (na Copa)
Costa do Marfim (na Copa)
Nigéria (na Copa)
Argélia (na Copa)
Camarões (na Copa)
África do Sul (eliminada)
América do Sul
Brasil (na Copa)
Argentina (na Copa)
Uruguai (na Copa)
Chile (na Copa)
Paraguai (eliminada)
Américas do Norte e Central e Caribe
EUA (na Copa)
México (na Copa)
Honduras (na Copa)
Ásia
Japão (na Copa)
Coreia do Sul (na Copa)
Austrália (na Copa)
Coreia do Norte (eliminada)
Europa
Itália (na Copa)
Holanda (na Copa)
Espanha (na Copa)
Alemanha (na Copa)
Portugal (na Copa)
Inglaterra (na Copa)
Eslovênia (eliminada)
Suíça (na Copa)
Dinamarca (eliminada)
Grécia (na Copa)
França (na Copa)
Eslováquia (eliminada)
Sérvia (eliminada)
Oceania
Nova Zelândia (eliminada)